O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) parabenizou o novo presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), eleito nesta segunda-feira (1º). Ao todo, foram 57 votos para Pacheco contra 21 para Simone Tebet. Vanderlan salientou que o novo presidente terá muitos desafios pela frente, sendo, o maior deles, concentrar esforços para priorizar todas as medidas referentes à vacinação da população.
"Eu quero parabenizar nosso novo presidente, Rodrigo Pacheco, e desejar sorte e muito êxito em seu mandato. Sabemos que os desafios são grandes neste perÃodo pós-pandemia. Há a necessidade de concentrar esforços na vacinação em massa da população, em especial da parcela mais vulnerável. Vamos trabalhar para votar e deliberar tudo que for preciso para imunizar cada brasileiro", disse o parlamentar goiano.
Vanderlan ressaltou, ainda, o trabalho hercúleo do ex-presidente Davi Alcolumbre à frente do Senado Federal nos dois últimos anos. Para o senador goiano, o caminho da sensatez escolhido por Davi foi crucial para o sucesso do seu mandato. "O nosso jovem presidente Davi adotou o necessário tom conciliatório para que o Congresso Nacional exercesse seu papel em sua totalidade sem ser afrontoso com nenhum dos poderes. Por outro lado, houve momentos que a nossa Casa precisou ser defendida e foi novamente a habilidade de Davi Alcolumbre que garantiu a normalidade das relações entre as forças polÃticas nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário", relembrou.
O senador também falou sobre a atuação do Senado nos últimos dois anos. "Estou no meu primeiro mandato no legislativo nacional e tenho orgulho em dizer que faço parte da legislatura mais atuante das últimas duas décadas. Em 2020, mesmo com a pandemia da Covid-19, o Senado deliberou mais de 430 matérias. Foram analisados 229 Projetos de Lei, 97 Medidas Provisórias e outras centenas de proposições legislativas. Tenho certeza que, em 2021, trabalharemos ainda mais para ajudar o Brasil a superar os prejuÃzos causados pela pandemia", disse.
Trabalhos
O inÃcio dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional acontece na próxima quarta-feira (3), às 16h. Senado Federal e Câmara dos Deputados se reunirão para abrir a 3ª Sessão Legislativa da 56ª Legislatura. A cerimônia conduzida pela novas Mesas das duas Casas marca a retomada das atividades do Poder Legislativo após o recesso parlamentar. Momento da prestação de contas e do anúncio das metas do Executivo e do Judiciário para 2021.
Pauta
O Congresso Nacional inicia o ano legislativo com cerca de 30 medidas provisórias (MPs) em tramitação. Assim como em 2020, grande parte dessas medidas está relacionada a ações que buscam reduzir os efeitos sociais e econômicos gerados pela pandemia do coronavÃrus no paÃs. Entre as MPs está a MPV 1003/2020 que autoriza o Brasil a aderir ao consórcio internacional Covax Facility (coordenado pela Organização Mundial da Saúde) de acesso a vacinas contra a covid-19. O objetivo é facilitar o acesso a um portfólio de nove vacinas em desenvolvimento, além de outras em fase de análise.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do Senador Vanderlan Cardoso