Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Anel Viário de Goiânia criou um movimento suprapartidário no Ministério de Infraestrutura

Comitiva goiana, composta pelo senador Vanderlan, a bancada federal, o governador Caiado, prefeito Rogério Cruz, representantes do legislativo e do setor empresarial, se reúne com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. "Discutimos, de forma conjunta e suprapartidária, os interesses que são de relevância para a população", destaca governador.

Por Redação em 10/02/2021 às 21:56:25
União de forças em Goiás em prol do Anel Viário de Goiânia

União de forças em Goiás em prol do Anel Viário de Goiânia

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) comemorou o resultado da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (10) entre o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, a bancada federal goiana, governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira e entidades empresariais (Fórum Empresarial) para tratar da retomada das obras do anel viário da região metropolitana de Goiânia.

Vanderlan agradeceu o ministro pela recepção à comitiva goiana. "Viemos até aqui buscar soluções para a retomada das obras do anel viário de Goiânia e o ministro Tarcísio se comprometeu em nos ajudar nesse projeto. Eu estou muito otimista". O senador disse que conforme sugerido pela líder da bancada, deputada Flávia Morais, será montado imediatamente um grupo de trabalho para acompanhar todo o processo. "Tenho certeza que, por meio desse esforço concentrado inédito, iremos destravar essa obra tão importante para todos os goianos", disse a parlamentar, que conduziu os trabalhos da mesa.

Para o senador, um dos melhores resultados da reunião foi a disposição de todos os envolvidos em solucionar o problema. "Muito bom ver a bancada, o governo, as prefeituras e os empresários unidos em torno desta obra. Tivemos uma aula de como fazer obras estruturantes em Goiás e no país. Agradeço o ministro que nos mostrou que o problema tem solução quando é levado a sério. E ele tem feito esse trabalho destravando obras pelo país", ressaltou.


O ministro parabenizou o senador Vanderlan pela iniciativa de unir a todos e elogiou a bancada de Goiás pela atuação "extremamente importante" em favor do desenvolvimento da infraestrutura do Estado. "Os deputados e senadores tem nos apoiando em todas ações, disse o ministro". Ele reforçou que a solução para o anel viário de Goiânia passa por essa união de esforços e também pela participação da bancada na elaboração de novos projetos de concessão do Estado. Para o ministro, a bancada pode atuar junto a concessionária Concebra, já que a mesma já mostrou que não tem mais condições de oferecer os serviços. "O anel já está encaminhado e estamos estudando na modelagem da relicitação da BR 153 e também na nova licitação da BR-060 (364/452) que vamos concluir agora em julho", revelou.

O governador Ronaldo Caiado também parabenizou a iniciativa do senador, concordou com o ministro e disse que todos precisam auxiliá-lo. Se a empresa que venceu a concessão não consegue prestar o serviço necessário, e que, portanto, não tem sentido que ela queira continuar dando um prejuízo enorme a toda a sociedade goiana que transita pela BR-153", explicou o governador. Segundo Caiado, a população espera pela duplicação da BR até Porangatu e pelo anel viário, que é fundamental para Goiânia, pois vai reduzir esse fluxo de veículos neste local da região metropolitana.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou que a conclusão do Anel Viário representa uma solução para vários problemas, especialmente no perímetro urbano da BR-153. "Muitas vidas foram ceifadas [naquele trecho] e gostaríamos muito de ter esse pedido atendido o mais breve possível", solicitou. Ele reconheceu o apoio da bancada federal, que tem dado atenção às demandas da capital, e do governador. "Ele nos fortalece em Goiânia", afirmou.

Ministro fala de obras em Goiás

Antes de falar sobre as obras do Anel Viário o ministro fez um mini balanço das ações do ministério e dos 19 investimentos em infraestrutura que a Pasta está fazendo no Estado de Goiás, como, por exemplo, a BR-080 sobre o Rio Araguaia e a Ferrovia FICO que liga Água Boa/MT a Mara Rosa/GO. "Vamos ver o agronegócio se desenvolvendo. O presidente Bolsonaro é um entusiasta pela ferrovia norte sul. Ele tem um carinho enorme pelo Estado de Goiás", disse o ministro.

Tarcísio enfatizou, ainda, que tem recebido aportes da bancada federal para execução das obras e que os trabalhos continuaram intensos mesmo durante a pandemia. "Temos tido discussões saudáveis e temos muita alegria em interagir com a bancada goiana. Temos recebido aportes da bancada. Não paramos obra nenhuma e não tivemos grandes problemas com a Covid-19, com pouca contaminação e nenhum óbito", salientou o ministro. Ao todo, 92 obras foram concluídas em 2020 e 99,8% do orçamento do ministério foi executado durante o ano", explicou.

Falas

Para o deputado Elias Vaz, a paralisação das obras do anel viário se tornou um gargalo que prejudica o desenvolvimento do Estado. "Aqui não tem cor partidária. Não tem questões ideológicas. Aqui tem um grupo de parlamentares querendo resolver um problema de Goiás. Hoje esse problema se tornou um gargalo que está comprometendo muito o desenvolvimento da cidade. Se tornou uma das questões mais importantes da infraestrutura da Região Metropolitana de Goiânia", disse o deputado.

O Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira, falou sobre o comprometimento do poder legislativo de Goiás nesse projeto. "Meus cumprimentos ao Senador Vanderlan Cardoso, que foi um dos motivadores para resolver esse problema de Goiânia e de toda Região Metropolitana. Quero dizer que o poder legislativo de Goiás, na assembleia legislativa, está junto com a bancada federal e disposta a colaborar com esse projeto", declarou.

O presidente da Federação da Indústria de Goiás, Sandro Mabel, elogiou o esforço concentrado da bancada por buscar soluções para a retomada do anel viário. "Quero parabenizar a todos aqui e dizer que essa tem sido uma das melhores bancadas que Goiás já teve no Congresso Nacional. Uma bancada atuante e companheira que dá muito orgulho a todos nós", disse.

Participações

Além do senador Vanderlan Cardoso, a reunião contou com a presença do senador Luiz do Carmo, do governador Ronaldo Caiado, do prefeito de Goiânia Rogério Cruz, dos deputados federais Flávia Morais, José Nelton, Francisco Júnior, José Mário, Elias Vaz, João Campos, Vitor Hugo, Adriano do Baldy e Professor Alcides, do Presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, do presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, do presidente da Fieg, Sandro Mabel e do presidente do Movimento Goiás Competitivo, Pedro Daniel. Por videoconferência, participaram os deputados federais Magda Mofatto e Zacharias Calil; o senador Luiz do Carmo; o ex-deputado federal Pedro Chaves, e os vereadores por Goiânia, Romário Policarpo e Sabrina Garcês.

Participaram, ainda, de forma remota deputados estaduais, prefeitos, vereadores, empresários e representantes de diversas entidades ligadas ao setor produtivo como o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi), Federação da Indústria (Fieg), Associação Comercial e Industrial (Acieg), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Estratégico (Codese) e Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), entre outras.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários