Moradores da zona rural de Orizona, Goiás, acompanharam uma movimentação diferente essa semana na região de Buritizinho. 21 equipes da Enel começaram o trabalho de manutenção da linha de distribuição de energia na região. O trabalho acontece após 06 dias da primeira reunião intermediada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás - Faeg, Sindicato Rural e Prefeitura de Orizona junto a Enel Distribuição Goiás responsável pelo abastecimento energético no estado.
Na oportunidade produtores rurais apresentaram fortes cobranças no que diz respeito as constantes interrupções no fornecimento de energia, problema que há anos gera grandes prejuízos para o setor no interior do estado. Segundo os representantes da Enel, presentes nas reuniões, as demandas foram mapeadas e oficializadas, e a empresa assumiu o compromisso que um planejamento será apresentado em nova reunião com os sindicatos rurais e produtores.
Os prazos e soluções para a normalização no fornecimento de energia elétrica a curto, médio e longo prazo e ações como serviço preventivo e de correção de rede serão o tema dos próximos encontros.
O gerente da Regional Morrinhos da Enel Distribuição Goiás, Fernando Caldas, explica que nos dois dias de mutirão, as equipes trabalharam em 210 postes, que formam 24 quilômetros de rede elétrica, e corrigiram 630 pontos com defeitos na zona rural. "É um trabalho grandioso, que impressiona pela quantidade de veículos e pessoas trabalhando ao mesmo tempo. A manutenção em forma de mutirão evita que sejam feitos vários desligamentos, porque vamos para determinada região e fazemos todos os serviços necessários de uma só vez", esclarece.
Além dos mutirões, a companhia está realizando, desde dezembro, manutenções, inspeções e análises em todos os circuitos que atendem clientes de Orizona. Caldas acrescenta que já foram identificados e trocados transformadores que estavam com sobrecargas, feitas manutenções em equipamentos telecontrolados, e também podas e limpezas de faixas em pontos onde a vegetação estava em contato com a rede e provocando desligamentos. Ainda segundo o gerente, as manutenções seguirão sendo realizadas ao longo deste ano.
Ainda para 2021 estão previstas importantes obras estruturais para Orizona, como a construção de um novo vão de saída de linha na Subestação Orizona, para conectar dois quilômetros de novas redes de média tensão. "Com essas obras, o sistema elétrico ganhará mais flexibilidade e teremos mais opções para manobras em casos de falhas, visando reduzir tempo de afetação e o número de clientes impactados. Também será possível atender novos clientes ou solicitações de aumento de carga", ressalta o gerente.
Neste ano também serão instalados mais quatro equipamentos telecontrolados no município. Esses aparelhos são comandados remotamente, pelo Centro de Operações em Goiânia, e permitem ações imediatas em casos de falhas na rede. Com eles é possível retomar o fornecimento de energia, nos casos em que não há nenhum dano estrutural, ou identificar e isolar o ponto com defeito, deixando o menor número possível de clientes sem o serviço até que os reparos necessários sejam realizados. Entre 2017 e 2020, a empresa instalou outros 22 equipamentos telecontrolados no município, que já estão em operação.
Adicionalmente, serão instalados dois novos bancos reguladores de tensão nas redes que atendem Orizona, para garantir a confiabilidade da energia fornecida. "Com esses equipamentos, vamos atender a outra solicitação dos clientes da região, que relatam oscilações nos níveis de tensão. Os reguladores vão garantir a confiabilidade da energia fornecida aos clientes tanto da área urbana, quanto da zona rural", finaliza Fernando.