Em reunião ordinária na noite da última segunda (8/3), os vereadores da Câmara Municipal de Davinópolis fizeram suas indicações pessoais e discutiram projetos apresentados ao plenário da casa. Os parlamentares também aprovaram a resolução 003/2021, que aprova a prorrogação das medidas preventivas à infecção de Covid-19.
Nas indicações, o vereador Wilker Ferreira solicitou com urgência a secretaria de obras ou administração para que seja disponibilizado um ônibus para a empresa Mitsubishi realizar o transporte de ida e volta dos funcionários que residem no município. "É um pedido dos funcionários e do pessoal que levou currículo lá na Mitsubishi, certo, e todos me cobraram bastante, então eu tive a reunião com o Prefeito conversando com ele para colocar alguém da prefeitura, ou algum vereador, para estar conversando com o pessoal lá para resolver essa questão", justificou Wilker.
Wilker também apresentou requerimento para realização de convênio com o governo estadual para sinalização das vias no município. O parlamentar pediu que, caso não seja possível a parceria com o governo, que o município se responsabilize pela sinalização.
A Câmara também apreciou a indicação do vereador Ricardo Machado da Silveira para contratação de veterinário. A indicação prevê que o veterinário deve realizar procedimentos clínicos no município uma vez por semana, principalmente, para castração dos animais domésticos que estão em situação de rua. Ricardo também apresentou solicitação para construção de sala ou anexo no almoxarifado (barracão).
Dando continuidade à sessão ordinária, o vereador Ronaldo Gomes apresentou requerimento (13/2021) para aquisição de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários da limpeza urbana. Foi apresentada a indicação da vereadora Michelle Severino (014/2021) solicitando a reforma e revitalização do Cemitério Municipal do Pequi, com a pavimentação das vias internas e o plantio de árvores.
Também na sessão desta segunda, a Casa apreciou o Projeto de Lei 002/2021, que autoriza o chefe do executivo a alienar bens da sua propriedade. O PL 003/2021 também foi retirado da pauta, de autoria do prefeito a fazer a doação com encargos de bem imóvel.
Questão Pessoais
No uso da fala, o vereador Huberdan Nunes versou sobre o Aterro Controlado Municipal. "Eu nunca vi falar que joga lixo a céu aberto, não tem uma vala para jogar lixo, lá tem mais de 50 cachorros morando dentro do lixão, ossos esparramados para todos os lados, tá aqui a filmagem. (...) Já tem a secretária do meio ambiente, terça-feira eu vou lá vou chamar a nova gestora da pasta, pois eu quero levar ela lá, ela é do meio ambiente, mas não foi no Aterro Controlado nenhuma vez", declarou em a parte do vereador Wilker, que também expos a colocação.
O vereador Ricardo Machado da Silveira continuou "Tem que cobrar do Romário Nunes Rosa, secretário de administração para arrumar a Pá Carregadeira. Para arrumar o Aterro Sanitário Controlado da cidade nós precisamos da Pá Carregadeira, ela foi fazer o serviço fora e estragou", salienta o parlamentar.
O presidente da Casa, vereador José Maurício de Campos, também comentou a questão do transporte dos trabalhadores da Mitsubishi para Catalão. "(...) Eu fui na Transduarte e vi com o representante que se nós conversássemos com o prefeito Diogo Rosa para liberar os micro-ônibus para atender a população até ver o que acontece com o trajeto do ônibus", disse.
Wilker Ferreira sugeriu que a Prefeitura ofereça "kits de higiene" para prevenção da Covid-19. "Quero aqui pedir ao prefeito ao presidente e aos vereadores que conversem com a saúde para que disponibilizem kits sanitários com álcool em gel, sabonete e até cestas básicas para a população, é uma ação mais efetiva da ação social para que os moradores de baixa renda possam estar vencendo a covid-19", sintetizou o parlamentar.
Os parlamentares também registraram cumprimentos a todas as mulheres davinopolinas e brasileiras pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março.