Um dos grandes problemas encontrados no início da gestão do prefeito Fernando Pellozo foi a precariedade do abastecimento de água, algo histórico na cidade. Pellozo, inclusive, assumiu o município em um momento em que ele estava com mais de 15 dias seguidos sem abastecimento. Com a força tarefa de colaboradores da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência de Saneamento Municipal de Senador Canedo (Sanesc), o sistema, que no início de 2021 funcionava com 40% de sua capacidade, hoje, após quatro meses, entrega água tratada a 100% dos bairros do município.
Para chegar à solução, o primeiro passo foi regularizar o fornecimento de água de forma emergencial para todas as regiões da cidade. Com o objetivo de resolver o problema a curto prazo, a rede de saneamento realizou a avaliação de todos os equipamentos que compõem sua estrutura de tratamento e distribuição de água, identificando e corrigindo problemas.
"Foram ações necessárias para que tivéssemos a solução de um problema crônico, e muitos outros trabalhos serão, e estão sendo, realizados para solucionar por completo todas as falhas que encontramos. Estamos realizando a aquisição de novos tubos para evitar rompimento de barreiras, manutenções em equipamentos e a instalação de energia elétrica nas captações e unidades de tratamento, a fim de garantir mais segurança de produção e distribuição de água, além de trazer economia para o Município", explicou Cainã.
No primeiro momento, oito bombas reservas, que estavam danificadas, receberam manutenção. Motores, rotores, acoplamentos e rolamentos que funcionavam com dificuldade por falta de manutenção também foram reparados. O abastecimento de diesel das bombas hidráulicas também foi regularizado, gerando estabilidade na produção de água tratada. Com isso já se teve uma melhora na produção de água tratada. Uma série de outras medidas também foram adotadas para que a autarquia conseguisse atender bem a população do Município.
Além da reparação dos equipamentos, a Sanesc reativou sua frota de caminhões pipas e os poços artesianos nos Residenciais: Paraíso, Flor do Ipê, Nova Goiânia e no Jardim Liberdade. Foram realizadas manutenções na parte elétrica dos painéis das Estações de Tratamento de Água e rede de captação e a reativação de motores importantes da ETA Lúcio Rosa, localizada na Região Central de Senador Canedo. E foram interligadas as adutoras das estruturas de captação do Lajinha 1 e 2, e a troca de bomba de sucção do Lajinha 2. O projeto Produtor de Água, programa de reabilitação da Bacia Hidrográfica do Bonsucesso, também foi retomado.
Agora, mais de um milhão de litros cúbicos de água tratada é produzida por hora, com mais de 80% de capacidade de armazenamento. Ações contínuas estão sendo realizadas para que não falte água, e que não haja falhas no abastecimento.
Segundo o Diretor Operacional, Arthur Moreira, a Sanesc vai continuar o trabalho até que todos esses problemas sejam resolvidos permanentemente. Ele lembra que a autarquia está realizando investimentos e que, além das ações de curto prazo, um grande projeto de médio e longo prazo está sendo realizado para sanar de vez com as falhas no abastecimento do Município. "Estamos fazendo um projeto de automação para todas as nossas estações de tratamento para que elas sejam mais tecnológicas, e projetos de engenharia para trazer o aumento da capitação de água bruta", destaca.
Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Senador Canedo