Mosaic Emprega Mais 2

Modelo goiano de enfrentamento à Covid-19 √© destaque em reuni√£o do Conselho Nacional de Secret√°rios de Administra√ß√£o

Por Redação, Mara Rúbia em 22/04/2021 às 18:04:17
Ampliação de leitos em Goiás, durante a pandemia, é apresentada em reunião com representantes de mais de 20 estados

Ampliação de leitos em Goiás, durante a pandemia, é apresentada em reunião com representantes de mais de 20 estados

O vice-governador de Goi√°s, Lincoln Tejota, apresentou, nesta quinta-feira (22/04), a integrantes do Conselho Nacional de Secret√°rios de Estado da Administra√ß√£o (Consad), reunidos em videoconfer√™ncia, como o Governo de Goi√°s conseguiu atender às demandas urgentes impostas pela pandemia de Covid-19, ampliando a capacidade de assist√™ncia aos cidad√£os em tempo recorde. O esfor√ßo do Governo foi apresentado sob o tema "Goi√°s de Resultados: A√ß√Ķes Planejadas que Ampliaram a Capacidade de Resposta à Covid".


"Assumimos o governo em uma situa√ß√£o financeira muito difícil, com muitas dívidas e a capacidade de investimento muito reduzida. Isso exigiu de nós um ritmo diferenciado de gest√£o, planejamento e muito comprometimento, o que contribuiu para que pudéssemos enfrentar a pandemia de modo mais efetivo", afirmou o vice-governador. "Tudo isso, para que a gente conseguisse atender aos anseios da popula√ß√£o e dar uma resposta urgente à quest√£o sanit√°ria, conforme determina√ß√£o do governador Ronaldo Caiado", refor√ßou.

Segundo Tejota, o plano de governo dessa gest√£o contemplava a regionaliza√ß√£o da saúde, j√° que, antes, os leitos de UTI estavam concentrados apenas em Goi√Ęnia, Aparecida de Goi√Ęnia e An√°polis. "Essa concentra√ß√£o na capital e proximidades, deixava um vazio assistencial para o cidad√£o que vive no interior. A pandemia acelerou a implementa√ß√£o dessa meta e, hoje, mais que triplicamos a quantidade de leitos de terapia intensiva, presentes em 21 cidades, o que corresponde a todas as macrorregi√Ķes de Goi√°s", destacou.

Goi√°s de Resultados

O método de trabalho do Goi√°s de Resultados, programa criado pelo governador Ronaldo Caiado e coordenado pelo vice-governador, foi decisivo para que essas entregas, que j√° eram priorit√°rias para o governo, pudessem acontecer. O trabalho integrado entre todos os órg√£os permite mais agilidade nos resultados, além de economicidade e otimiza√ß√£o dos recursos. "Localizamos os gargalos e pudemos superar v√°rios deles. O Hospital do Centro-Norte Goiano, em Urua√ßu, é um exemplo disso. H√° anos, a popula√ß√£o esperava por ele, e nós conseguimos concluí-lo, beneficiando mais de um milh√£o de pessoas na regi√£o", ressaltou Lincoln Tejota.

A líder de resultados da Secretaria de Estado da Saúde, Gabriella Albernaz, mencionou a import√Ęncia das policlínicas, que j√° est√£o suprindo a assist√™ncia de média complexidade. Tr√™s unidades j√° foram inauguradas em Posse, Goianésia e Quirinópolis, e outras quatro est√£o sendo preparadas. "Por conta da pandemia, priorizamos os hospitais, mas, sem deixar de enxergar essa necessidade e trabalhar por ela", explicou.

Além do enfrentamento à pandemia e a amplia√ß√£o de leitos em tempo recorde, Lincoln Tejota apresentou outros produtos do Goi√°s de Resultados, como o Sistema Estadual de Informa√ß√Ķes Cidad√£s (SEIC) e o Beb√™ Ipasgo, ferramentas inovadoras que contribuir√£o para a formula√ß√£o de políticas públicas ainda mais assertivas. "Nosso objetivo é deixar políticas públicas de Estado e n√£o de governo. Com essas ferramentas, vamos antever as situa√ß√Ķes e poder trabalhar de forma preditiva e ainda mais efetiva, tornando a gest√£o pública mais √°gil e presente na vida da sociedade", observou. "O governador Caiado sempre diz que temos que trabalhar com a ideia de que o cidad√£o é nosso cliente; atend√™-lo de forma eficiente é nosso dever. Pensar e implantar iniciativas como essas nos deixam cada vez mais perto dessa meta", acrescentou o vice-governador.

Madson Ribeiro, integrante do Comit√™ Gestor do Goi√°s de Resultados, apresentou o painel do programa, onde é possível acompanhar o andamento dos trabalhos e também abordou a metodologia de gest√£o adotada. "É um processo que envolve todos os órg√£os da administra√ß√£o de Goi√°s, que engloba o apoio da alta dire√ß√£o e a integra√ß√£o entre estratégia, t√°tica e opera√ß√£o", disse.

O presidente do Consad, Fabrício Santos, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Goi√°s, sob o comando do governador Ronaldo Caiado, e se prontificou a criar um grupo de trabalho no Conselho para que os estados interessados possam conhecer ainda mais de perto as a√ß√Ķes promovidas pelo Governo de Goi√°s, por meio do Goi√°s de Resultados

Ciência de Dados

Além do Estado de Goi√°s, outros estados também apresentaram projetos na reuni√£o do Grupo de Trabalho de Ci√™ncia dos Dados do Consad. O superintendente de Planejamento e Gest√£o do Mato Grosso do Sul, Thaner Nogueira, falou sobre a experi√™ncia do estado com as Salas de Situa√ß√£o. J√° o secret√°rio-adjunto de Gest√£o de Políticas Públicas de Mato Grosso, Sandro Campos, explanou sobre o Painel de Acompanhamento das Atividades Econômicas durante a pandemia. Por último, o supervisor de Dados e An√°lise Geogr√°fica de Alagoas, Lionaldo dos Santos, apresentou o Painel de Informa√ß√Ķes sobre a Covid-19.



Fonte: Com Informa√ß√Ķes da Vice-Governadoria - Governo de Goi√°s?

Comunicar erro
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios