Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: Primeira-dama, Thelma Cruz, é convidada a liderar projeto Horta Escolar

Por Redação, Venceslau Pimentel em 25/04/2021 às 18:12:13
Horta Escolar, programa pedagógico estabelecido em Cmeis e escolas municipais, com o objetivo de ensinar os alunos a cultivar e consumir alimentos naturais

Horta Escolar, programa pedagógico estabelecido em Cmeis e escolas municipais, com o objetivo de ensinar os alunos a cultivar e consumir alimentos naturais

A primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, foi convidada pelo secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, a atuar como embaixadora do Horta Escolar, programa pedagógico estabelecido em Cmeis e escolas municipais, com o objetivo de ensinar os alunos a cultivar e consumir alimentos naturais. O programa não gera custos para o município e se desenvolve por meio de parcerias. O convite feito à primeira-dama ocorreu durante a visita dela ao Cmei João Paulo I, no Jardim América.

"O que está dentro de mim é o sentimento de cuidar. Meu olhar para com as crianças, jovens, idosos e as pessoas doentes. Este convite me honra muito por saber que eu posso contribuir, gosto de pôr a mão na terra e de perceber o meio ambiente.", afirmou Thelma ao destacar o trabalho dos servidores da unidade, que possui, além dos canteiros de alface, pé de limão, pimenta-do-reino, ervas medicinais como capim-limão e manjericão e até uma plantação de bananas.

De maneira voluntária, Thelma realiza plantios e colheitas nas hortas de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades escolares e na Horta Comunitária do Paço Municipal. O próximo passo será inserir nos ambientes escolares o plantio de flores para desenvolver a criatividade das crianças e incentivar a preservação da fauna e flora. "Precisamos ter a consciência de que as crianças merecem essa atenção, não só com o ensino dos estudos, mas também cuidando do meio ambiente", enfatizou a primeira-dama ao mencionar os benefícios do consumo de alimentos orgânicos.

O professor Nestor Valverde se refere ao projeto como "um laboratório ao céu aberto", espaço em que os alunos desenvolvem conhecimento e respeito pela alimentação saudável aliada à preservação ambiental. "O chavão do projeto é trabalhar a criança para garantir no futuro um cidadão que saberá alimentar bem a si e sua família. Além de trabalhar a alimentação, também abordamos sobre compostagem, meio ambiente e a conservação da natureza. É um projeto de consciência cidadã, de preservação e alimentação natural", sintetiza o educador que já atua na Educação Municipal há quase cinco décadas.

O prefeito Rogério Cruz acompanhou a primeira-dama nas visitas e ressaltou a importância de envolver as crianças em pautas dessa natureza. "Essa minha vinda é muito especial, primeiro porque estou acompanhando a primeira-dama neste levantamento dos espaços para o cultivo, e depois porque aproveito para conhecer as estruturas e implementar melhorias, como já determinei um olhar especial para a quadra de esportes do Cmei João Paulo I", afirmou o prefeito na ocasião.

Horta no Lar

Por causa das adaptações escolares, necessárias em razão da pandemia de Covid-19, nasceu o projeto Horta no Lar - versão que convida o aluno a levar o aprendizado para casa. Durante a entrega do kit merenda, são oferecidos mudas de alface, cenoura e outros alimentos para o cultivo em casa. "Costumo dizer que trabalhar a criança é garantir o futuro", enfatizou o professor Nestor Valverde, sobre os programas desenvolvidos na rede municipal de Educação.

Thelma Cruz entende que é papel da escola ensinar as crianças, desde cedo, a adquirir hábitos saudáveis. "É um privilégio ver a amplitude deste projeto, que rompe os muros das escolas e se estendem às casas das nossas crianças. Assim, os pais também terão a oportunidade de aprender com os filhos desde o cuidado da terra, plantio, colheita e comer alimentos que garantem saúde e qualidade de vida."

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários