Um jovem determinado tem se destacado pelo trabalho que vem realizando na Câmara Municipal de Anhanguera: Welton Silva. Aos 33 anos, o vereador que foi eleito para seu primeiro mandato, sendo o segundo mais votado da cidade pelo Partido Social Cristão - PSC.
Já nos primeiros meses de trabalho, tem mostrado que quer fazer a diferença na vida da população. Com um trabalho focado em legislar e fiscalizar que compete ao cargo, o representante legislativo vem também desenvolvendo um grande trabalho social junto a população mais vulnerável da cidade.
Com uma longa trajetória em servir a população, Welton atuou como: Assessor Especial de Gabinete, Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente e Chefe de Gabinete nós últimos 8 anos, onde se destacou pela qualidade e desempenho de suas funções e o impulsionou para a realização do sonho de legislar em prol de sua gente anhanguerina.
"Quando a gente tem um sonho, seja qual for, temos que acreditar. Sempre tive vontade de trabalhar pelo coletivo e pude fazer isso durante muitos momentos da minha vida. E pude sentir nas funções que ocupei e que a vida pública pode fazer com que esse desejo, somado a muito trabalho pudesse atingir mais pessoas. E aí decidi ser vereador e o povo depositou confiança em mim para representá-los".
Através do engajamento e influência com lideranças de seu partido (PSC) o vereador tem buscado benefícios e anseios para Anhanguera. Segundo ele, algumas autoridades tem sido de grande importância rumo a esse objetivo: "Para nós que somos de uma cidade pequena e de poucos recursos a serem explorados, as parcerias são primordiais. E tenho sorte de estar em um partido que temos dois nomes importantes da nossa política: o deputado federal Glaustin da Fokus e o deputado estadual Henrique César que são do nosso partido, o PSC. Assim como o senador da república Luiz do Carmo que é um grande parceiro meu e que está me ajudando aqui no município de Anhanguera. Todos se colocaram a minha disposição para me ajudar no que for preciso para conseguirmos benefícios para o meu povo de Anhanguera".
Na Câmara, os trabalho são intensos e o vereador está na lista dos atuantes da casa, sempre apresentando requerimentos, projetos de leis entre outros feitos.
Indicações
Sobre o Plano Geral de Vacinação do Município contra Covid-19, o vereador solicitou um relatório com datas, faixa etárias e critérios de prioridade, bem como, se há uma lista de controle por parte do Poder Executivo dos números de pessoas já vacinadas: "É muito importante termos informações específicas, separadas por ordem dos grupos prioritários e faixa de idade desde o início, até a data do recebimento deste requerimento e números casos. Isso porquê estamos vendo diversos tipos de irregularidade na ordem de grupos prioritários para a vacinação contra o covid-19, muito s foram noticiados por diversos meios de comunicação, desde o começo da vacinação nos diferentes estados da Federação, onde muitos municípios onde foram relatados e já estão respondendo judicialmente. Assim solicitei ao Poder Executivo para que apenas para que essas informações permitiram propiciar maior transparência e esclarecimento, como também o acompanhamento por parte da sociedade sobre a ordem do cronograma de vacinação adotado".
Sobre a possibilidade de realizar a substituição de todas as lâmpadas convencionais do sistema de iluminação pública do município para lâmpadas de LED o vereador requereu: "Assim como foram realizados na Avenida Belchior de Godoy e na Rua Fábio Pires, fiz a solicitação porque é atribuição do parlamentar de fiscalização dos atos da administração pública direta e indireta, sendo assim, verifiquei que os benefícios que a lâmpada de Led traz, são enormes, como: maior vida útil, custos de horas de manutenção reduzidos, eficiência e baixa voltagem, com isso a redução no custo de energia de até 70%, resistência a impacto e vibrações, controle dinâmico da cor, entre vários outros fatores".
Além da crise na saúde, também houve crise na economia. Com isso muitas famílias estão enfrentando um grave estado de vulnerabilidade. O vereador sensível a isso apresentou requerimento ao executivo: "A pandemia tem provocado com o novo coronavirus números prejuízos a população, especialmente, atingindo a população mais necessitada. E o município, através da Lei 746, fica autorizada a efetuar doações para os cidadãos e suas famílias, em situação de vulnerabilidade financeira, nesse modo imprescindível é que peço que esse grupo seja assistido com a doação alimentos, pelo menos de pão e leite. Através do auxílio cidadão esperamosgarantir uma melhor assistência ao amparo dessas famílias".
A instalação de iluminação pública de ruas da cidade, como a Rua 3 - cruzamento com Rodovia GO - 511, nas proximidades do Córrego das Vaca, como também a reforma da delegacia de polícia foram socitadas pelo edil: "Essa solicitação é porque todos sabemos que a delegacia de polícia do nosso município não se encontra com suas instalações físicas adequadas carecendo de reforma, contudo, sabemos que a obrigação legal é do Governo do Estado, no caso, havendo convênio ou instrumento equivalente, firmado entre o governo estadual e. E é isso que requeri ao prefeito para tomar medidas nesse sentido".
Também solicitou a instalação de redutores de velocidade ao longo da avenida Belchior de Godoy. Isso, observada as normas de trânsito, os padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN com objetivo de evitar que veículos exceda o limite de velocidade no local: "Fui procurado por moradores que reivindicam a instalação de redutores na avenida principal da nossa cidade, onde há maior fluxo de veículos com o propósito de proporcionar segurança aos munícipes que utilizam dessa via para locomover. Tendo em vista que muitos Condutores abusam da velocidade de forma que, uma vez atendida, possa evitar acidentes e garantir a integridade física dos cidadãos que por ali trafegam".
O vereador requereu a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, bem como nos prédios públicos: "Essa solicitação se dá pela prática adotada por inúmeros órgãos federativos inerentes a instalação estratégica de câmera de segurança que vem demonstrando ser um mecanismo eficaz de proteção a favor da integridade física e material da população e do poder público, uma vez que inibe a prática de delitos por parte criminosos, proporcionando maior segurança a toda a comunidade aos visitantes, comerciantes locais e ao próprio patrimônio público".
Na educação, sugeriu a aquisição de notebook e tablets para área da Educação: "A solicitação veio diante de uma demanda que apuramos, eu junto ao vereador Celmar Cardoso dos Santos (PSC), quando visitamos a Escola Municipal Joãozinho e Maria. Lá nós vimos a necessidade da aquisição de tais equipamentos, pois a escola conta com apenas um computador e dois notebooks. Com a aquisição do notebook esperamos atingir o objetivo de atender a demanda dos professores e com os tablets a necessidade dos alunos. O atendimento desta indicação, certamente, proporcionará maior qualidade ao serviço público e melhor aprendizado aos alunos".
Ainda nessa pasta requereu a criação do cartão alimentação para ser distribuído para as famílias dos alunos matriculados na rede Municipal de Ensino: "Muitas crianças dependem do lanche da creche e escola para sua alimentação diária. Neste sentido, devido a pandemia, apresentei o requerimento para a criação do cartão, condicionado ao uso junto ao comércio local. A finalidade desse meu projeto é garantir aos pais e responsáveis dos estudantes matriculados na rede Municipal de Ensino, recursos financeiros através do cartão alimentação escolar para a aquisição de gêneros alimentícios em favor da alimentação dos alunos durante o período de suspensão das aulas presenciais por força da pandemia da Covid-19, no valor a ser definido pelo Poder Executivo. E que esse valor seja, obrigatoriamente, utilizados no comércio da cidade. Assim estaremos realizando também o crescimento a economia local".
Projeto de Lei
O jovem vereador criou o projeto nº 01 de 2021 que reconhece as atividades religiosas ao município de Anhanguera como essenciais em período de calamidade pública e pandemia: "O motivo dessa lei como atividades religiosas como essenciais, sendo aquelas indispensáveis se dá ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerada aquelas que não colocam em perigo sobrevivência saúde da população. Onde será permitido o funcionamento dos templos de cultos religiosos e atividades religiosas, desde que respeitados orientações e normas dos órgãos públicos de saúde sendo vetada a imposição de restrições do indicativo fundamental".
Datas Especiais
Welton têm lembrado das datas especiais, visto que realizou distribuição de Ovos de Chocolate na Páscoa e lembrancinhas no Dia das Mulheres e agora no Dias das Mães.