Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goinfra lança programa para recuperar ruas e avenidas em 100 municípios

Com Goiás em Movimento - Municípios, promovido pela agência, Governo do Estado vai estabelecer parcerias com prefeituras para reformar, na primeira etapa, malha viária de 100 cidades, em todas regiões

Por Redação, Carlos Duarte em 12/05/2021 às 13:35:50
 Goiás em Movimento será o Eixo nos Municípios de reconstrução de vias urbanas através de convenio firmado entre a Goinfra e as Prefeituras.

Goiás em Movimento será o Eixo nos Municípios de reconstrução de vias urbanas através de convenio firmado entre a Goinfra e as Prefeituras.

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (10/05), que fará investimento de R$ 200 milhões na reconstrução de vias urbanas, dentro do Goiás em Movimento - Eixo Municípios, programa promovido pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). "Anuncio aqui, ao lado do presidente da Goinfra, Pedro Sales, o maior programa de assistência aos munícipios para a recuperação das suas principais avenidas", disse em vídeo divulgado por meio de suas redes sociais.

Na primeira etapa, serão contempladas 100 cidades, onde foram identificados os casos de maior gravidade, segundo a equipe de planejamento da agência e com base em dados do Instituto Mauro Borges (IMB). Com o convênio firmado, a Goinfra irá promover recapeamento asfáltico, drenagem e sinalização horizontal de malha viária urbana em pontos definidos por cada prefeitura. "Vamos, juntos, reconstruir esse asfalto nas suas cidades e devolver Goiás aos goianos, dando dignidade à população que vive em cada um dos 246 municípios do Estado", enfatizou o governador.

Mapa dos Municípios beneficiados pelo Goiás em Movimento na 1ª Etapa Fonte: Goinfra - Governo de Goiás

Dentre as 100 cidades da primeira etapa do programa, há representantes de todas as regiões do Estado. Elas foram divididas em lotes para atender com rapidez as demandas de cada grupo. A expectativa é que, em até 90 dias, o pacote de obras seja licitado e as máquinas comecem a chegar às cidades contempladas já no próximo semestre.

A vulnerabilidade dos municípios, sob o ponto de vista fiscal, somada aos custos elevados dos serviços rodoviários, levaram à depreciação das vias urbanas ao longo dos anos. "Diante deste cenário, as prefeituras não conseguiram investir em manutenção e recuperação de suas infraestruturas, que foram se depreciando com o tempo", pontuou o presidente Pedro Sales. A situação se agravou com a pandemia da Covid-19, quando as gestões municipais tiveram de forçar aporte na saúde.

"Chegou a hora de o Estado, por meio da Goinfra, que tem inteligência para operar o segmento rodoviário, socorrer os municípios e investir recursos para recuperar as condições de trafegabilidade na malha urbana das cidades", explicou Pedro Sales. "Esta é a etapa piloto do programa, com 100 municípios contemplados em todas as regiões do Estado. A partir daí, vamos aperfeiçoar nosso trabalho e atender a todos os 246 municípios goianos", projetou.

Atendimento aos municípios

As 100 cidades da primeira etapa do programa foram divididas em 17 lotes de até 10 municípios cada. Para atender com rapidez às demandas de cada município, todo o processo será realizado pelo site da Goinfra, no link Goiás em Movimento - Municípios, onde estão publicadas as informações do programa em uma cartilha explicativa e todos os anexos necessários.

Por semana, serão lançados de dois a quatro lotes. As gestões municipais contempladas em cada grupo terão prazo de 7 (sete) dias para reunir os documentos exigidos para a efetivação do convênio e enviá-los para o e-mail [email protected]. A proposta de cada município só será encaminhada para a análise após o recebimento de toda a documentação exigida.

Fonte: Com informações da GOINFRA

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários