Mosaic Emprega Mais 2

Goinfra lança programa para recuperar ruas e avenidas em 100 municípios

Com Goi√°s em Movimento - Munic√≠pios, promovido pela ag√™ncia, Governo do Estado vai estabelecer parcerias com prefeituras para reformar, na primeira etapa, malha vi√°ria de 100 cidades, em todas regi√Ķes

Por Redação, Carlos Duarte em 12/05/2021 às 13:35:50
 Goiás em Movimento será o Eixo nos Municípios de reconstrução de vias urbanas através de convenio firmado entre a Goinfra e as Prefeituras.

Goiás em Movimento será o Eixo nos Municípios de reconstrução de vias urbanas através de convenio firmado entre a Goinfra e as Prefeituras.

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (10/05), que far√° investimento de R$ 200 milh√Ķes na reconstru√ß√£o de vias urbanas, dentro do Goi√°s em Movimento - Eixo Munic√≠pios, programa promovido pela Ag√™ncia Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). "Anuncio aqui, ao lado do presidente da Goinfra, Pedro Sales, o maior programa de assist√™ncia aos mun√≠cipios para a recupera√ß√£o das suas principais avenidas", disse em v√≠deo divulgado por meio de suas redes sociais.

Na primeira etapa, ser√£o contempladas 100 cidades, onde foram identificados os casos de maior gravidade, segundo a equipe de planejamento da ag√™ncia e com base em dados do Instituto Mauro Borges (IMB). Com o conv√™nio firmado, a Goinfra ir√° promover recapeamento asf√°ltico, drenagem e sinaliza√ß√£o horizontal de malha vi√°ria urbana em pontos definidos por cada prefeitura. "Vamos, juntos, reconstruir esse asfalto nas suas cidades e devolver Goi√°s aos goianos, dando dignidade à popula√ß√£o que vive em cada um dos 246 munic√≠pios do Estado", enfatizou o governador.

Mapa dos Municípios beneficiados pelo Goiás em Movimento na 1ª Etapa Fonte: Goinfra - Governo de Goiás

Dentre as 100 cidades da primeira etapa do programa, h√° representantes de todas as regi√Ķes do Estado. Elas foram divididas em lotes para atender com rapidez as demandas de cada grupo. A expectativa é que, em até 90 dias, o pacote de obras seja licitado e as m√°quinas comecem a chegar às cidades contempladas j√° no próximo semestre.

A vulnerabilidade dos munic√≠pios, sob o ponto de vista fiscal, somada aos custos elevados dos servi√ßos rodovi√°rios, levaram à deprecia√ß√£o das vias urbanas ao longo dos anos. "Diante deste cen√°rio, as prefeituras n√£o conseguiram investir em manuten√ß√£o e recupera√ß√£o de suas infraestruturas, que foram se depreciando com o tempo", pontuou o presidente Pedro Sales. A situa√ß√£o se agravou com a pandemia da Covid-19, quando as gest√Ķes municipais tiveram de for√ßar aporte na sa√ļde.

"Chegou a hora de o Estado, por meio da Goinfra, que tem intelig√™ncia para operar o segmento rodovi√°rio, socorrer os munic√≠pios e investir recursos para recuperar as condi√ß√Ķes de trafegabilidade na malha urbana das cidades", explicou Pedro Sales. "Esta é a etapa piloto do programa, com 100 munic√≠pios contemplados em todas as regi√Ķes do Estado. A partir da√≠, vamos aperfei√ßoar nosso trabalho e atender a todos os 246 munic√≠pios goianos", projetou.

Atendimento aos municípios

As 100 cidades da primeira etapa do programa foram divididas em 17 lotes de até 10 munic√≠pios cada. Para atender com rapidez às demandas de cada munic√≠pio, todo o processo ser√° realizado pelo site da Goinfra, no link Goi√°s em Movimento - Munic√≠pios, onde est√£o publicadas as informa√ß√Ķes do programa em uma cartilha explicativa e todos os anexos necess√°rios.

Por semana, ser√£o lan√ßados de dois a quatro lotes. As gest√Ķes municipais contempladas em cada grupo ter√£o prazo de 7 (sete) dias para reunir os documentos exigidos para a efetiva√ß√£o do conv√™nio e envi√°-los para o e-mail [email protected] A proposta de cada munic√≠pio só ser√° encaminhada para a an√°lise após o recebimento de toda a documenta√ß√£o exigida.

Fonte: Com informa√ß√Ķes da GOINFRA

Comunicar erro
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios