Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goiânia: Gestão Rogério Cruz entrega primeiro tomógrafo computadorizado digital, instalado na UPA Dr. Domingos Viggiano, no Jardim América

Prefeito diz que aparelho é o primeiro a funcionar em uma unidade pré-hospitalar na Capital. Gestor salientou ainda que está monitorando a variante indiana da Covid-19

Por Redação, Vencerlau Pimentel em 26/05/2021 às 09:36:54
UPA Dr. Domingos Viggiano, no Jardim América recebe aparelho de tomografia computadorizada

UPA Dr. Domingos Viggiano, no Jardim América recebe aparelho de tomografia computadorizada

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), afirma que a Prefeitura vem acompanhando as informações sobre os casos de Covid-19 com a variante indiana, registrados no Maranhão, e que serão tomadas todas as medidas de prevenção contra essa nova cepa do coronavírus.


De acordo com cientistas, essa variante poder ser até 50% mais transmissível que a registrada na primeira onda, que foi registrada no Brasil no primeiro semestre de 2020. E já se espalhou em 50 países, inclusive no Brasil, cuja transmissão teria se dado em razão da contaminação de tripulantes de um navio que veio da Malásia para a costa maranhense. Conforme a Secretaria do estado do Maranhão 15 dos 23 tripulantes testaram positivo para a Covid-19.


Em razão desse cenário, Rogério Cruz afirmou que a prefeitura poderia adotar novas medidas restritivas. "Se for preciso, sim. Nós estamos analisando esse momento, pois sabemos da importância de cuidarmos também da saúde da população. Estamos olhando com muito carinho", disse em entrevista coletiva no ato de entrega de um aparelho de tomografia computadorizada, instalada na UPA do Jardim América.


Além do Maranhão, o Ceará monitora um caso suspeito da variante que surgiu na Índia, já notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Especialistas acreditam que a mutação do micro-organismo já teria se espalhado pelo País.


Conforme agências de notícias, a variante indiana já foi encontrada em mais de 50 países, entre eles, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Argentina, Singapura, Austrália, Dinamarca, Irlanda, Itália, Portugal, China, Suécia e Polônia. E agora no Brasil.


Tomografia

O aparelho de tomografia, na UPA Dr. Domingos Viggiano, no Jardim América, é o primeiro a funcionar em uma unidade pré-hospitalar em Goiânia, e já está ajudando no diagnóstico e acompanhamento, pela telemedicina, de paciente com Covid-19. Tem capacidade de 1,5 mil exames por mês e foi providenciado por meio de convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG).


"O novo equipamento significa o engajamento que nós estamos tendo ao cuidar da saúde, e mais ainda agora no combate à Covid-19, e nos traz uma expectativa muito positiva, onde nós teremos uma atenção muito especial", ressaltou o prefeito. O tomógrafo deve ficar na unidade por três meses, mas caso a demanda seja baixa, Rogério Cruz disse que o container com o equipamento poderá ser transferido para outra unidade de saúde do município. "Acho que é um programa muito importante, especial, e que nos traz a garantia de um combate mais rápido e efetivo de combate da Covid-19", pontuou o prefeito.


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, com o tomógrafo, Goiânia avança no atendimento a pacientes infectados com o novo coronavírus. "A tomografia computadorizada da região torácica do paciente mostra anatomicamente a condição do pulmão dele, possibilitando um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado e, no caso desse convênio com a UFG, ainda vai permitir o acompanhamento pela telemedicina. É, sem dúvida, uma melhoria importantíssima no tratamento de pacientes infectados com as diversas cepas do novo coronavírus", salientou.

Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club