Por causa das limitações para atividades presenciais impostas pela pandemia do novo coronavírus, a conscientização da importância em preservar a natureza, tem sido marcas do trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Para reafirmar as necessidades dos cuidados que todo o cidadão deve ter, do Cuidar, a Prefeitura está implantando a instalação de caçambas em vias públicas com auxílio de um Caminhão Poliguindaste, que dará limpeza e proteção ao meio ambiente.
Para a titular da Semma, Adelaine Meira, a forma diferenciada como a programação da Semana do Meio Ambiente é apresentada este ano não tira a importância da conscientização da comunidade. "É um momento de reflexão sobre o que podemos fazer como cidadãos nas pequenas ações do dia-a-dia. E isso se reflete quando temos atitudes positivas em relação ao consumo consciente, desde da água que temos em nossas casas, energia elétrica, como também de como e o que compramos. Ter a consciência que devemos gerar o mínimo de lixo possível e no momento que descartamos algo, pensar primeiro de como vamos descartar", afirma Adelaine.
Ela ainda destaca a questão da separação do lixo. De acordo com a secretária, muito se fala em separação do lixo, no entanto, diz, é preciso pensar diferente: "não precisamos separar o lixo, o segredo é não misturar". Para isso, ter dois sacos de lixo em casa, um para o lixo seco outro para o lixo orgânico. "Quem tem jardim, pense em uma atitude consciente e talvez construir uma pequena composteira. Pense quanto tempo faz que você não planta uma árvore, ou cuida de seu entorno, pense em adotar um animal de estimação. Essas pequenas atitudes é que fazem a diferença", completa a secretária de Meio Ambiente.
A secretária de Educação, Professora Flávia Miranda, afirma que o trabalho da Semana do Meio Ambiente também tem como proposta mostrar à população que, apesar da pandemia, as ações seguem. "O trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente não parou, pelo contrário, aumentou, com os cuidados na cidade, dado que a secretária Adelaine teve as funções ampliadas nesse período, com a coordenação das ações fiscalizatórias de vigilância sanitária e meio ambiente", completa.