Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Em Goiânia, Ministro Marcelo Queiroga diz que tem vacinas suficientes para toda população brasileira

Ministério da Saúde vai habilitar UPA em Goiânia E governador diz "A nossa solicitação é aquilo que todos desejam: mais vacinas", reforça Caiado

Por Redação, Carlos Duarte em 15/06/2021 às 21:27:09

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Goiânia nesta terça feira (15/6), recepcionado pelo governador Ronaldo Caiado e o prefeito da capital Rogério Cruz. Ele conheceu o novo Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz e acompanhou a imunização na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - Dr Domingos Viggiano, do Jardim América.

Caiado disse que o ministro tem um dos maiores desafios de sua vida, que é "atender o clamor de uma população que demanda por vacina e trabalhar para que todos os 220 milhões de brasileiros tenham uma distribuição equânime das doses".

"A nossa solicitação é aquilo que todos desejam: mais vacinas", disse o governador ao ministro. Ele defendeu ampliar a parceria entre os governos estadual, federal e os 246 municípios goianos.

O ministro Marcelo Queiroga reforçou que o país já tem contratos para adquirir imunizantes para todos os brasileiros. "Já temos vacinas suficientes para imunizar toda a população brasileira. Mais de 600 milhões de doses", garantiu. Ele ainda afirmou que ontem houve uma reunião com representantes das farmacêuticas Pfizer e Moderna para tratar de novas remessas para 2022, mas que o governo federal reforçou o pedido de antecipação dos contratos para 2021.

"Naturalmente que tratamos de temas relacionados a 2021, como a possibilidade de antecipação de algumas doses do contrato que temos até setembro para 100 milhões de doses da Pfizer", disse o ministro. "O governador Ronaldo Caiado é um interlocutor frequente e sempre nos aconselha em relação à política de imunização", pontuou. "Se conseguirmos antecipar não só a vacina da Pfizer, como a Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS), vamos fazer isso para acelerar a vacinação da população brasileira", acrescentou

O ministro reconheceu que antecipar a imunização é a melhor solução para colocar fim ao caráter pandêmico do coronavírus. "Com isso, vamos ter uma retomada segura da economia, gerando emprego, renda e prosperidade ao povo". Queiroga ainda reforçou que, para superar o vírus, só tem um remédio. "É a união do governo federal com o governo do estado e nossos municípios que são os operadores na ponta da concretude das políticas públicas".

Hemocentro

Durante a passagem por Goiânia, o ministro esteve na nova estrutura do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz. Além de Caiado, acompanharam a visita o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; e o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso. Eles conferiram as novas salas de coletas, inclusive de plaquetas, conversaram e agradeceram os doadores presentes no local.

A unidade, que não recebia recursos para a infraestrutura desde a sua fundação, teve investimentos de R$ 9,3 milhões, oriundos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para reforma e ampliação, além de verba para aquisição de mobiliários e novos equipamentos. Com a entrega, a capacidade de coletas aumentou, passando de 190 para 360 por dia.

Ao destacar os investimentos no Hemocentro, Caiado disse que ele é referência nacional de coleta de medula e que com o novo espaço, "vamos avançar no trabalho com células-tronco".

Queiroga reforçou que o governo federal destinou mais de R$ 3 bilhões, em 2020 e 2021, na área de doação de sangue e hemoterapia, e que esses investimentos irão continuar. "Esse hemocentro está absolutamente de acordo com o princípio do Estado brasileiro, que é baseado no respeito à dignidade da pessoa humana e na saúde como direito social", pontuou.

UPA

Logo depois, a comitiva esteve em um posto de vacinação contra a Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América, de responsabilidade da Prefeitura de Goiânia, para acompanhar a imunização. O ministro esclareceu, ainda, que, por conta dos órgãos regulatórios americanos, houve atraso na entrega de 3 milhões de doses da Janssen, das quais 94 mil serão destinadas para Goiás. "Esperamos que as doses cheguem até sexta-feira (18/06) para que possamos distribuir aos Estados".

Em visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr Domingos Viggiano , o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que vai dar andamento ao processo de habilitação da unidade de saúde que fica no Jardim América. "Aqui só está faltando pouco para que essa unidade seja habilitada como UPA", afirmou o ministro.

A unidade de saúde, reinaugurada em dezembro de 2020, foi reformada e ampliada com recursos do Governo Federal. O processo de habilitação como UPA tem sido acompanhado de perto pelo secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso. "Essa unidade atende todos os requisitos da Portaria N? 10 de 3 de janeiro de 2017 do Ministério da Saúde (MS), que redefiniu as diretrizes de modelo assistencial e funcionamento de UPA 24 horas, só falta mesmo a habilitação", afirma.

O prefeito Rogério Cruz destacou a importância do anúncio de Queiroga. "Estamos muito otimistas com esse pronunciamento do ministro, essa habilitação significa que o ministério passará a ajudar no custeio da UPA, que hoje é todo feito pelo município", afirmou.

Ainda durante a visita à UPA, que também contou a presença do governador Ronaldo Caiado, Marcelo Queiroga, pode acompanhar todo o fluxo da vacinação contra a Covid-19 na unidade. Foi informado que Goiânia acaba de ultrapassar a marca das 700 mil doses aplicas e garantiu que até o final do ano todos os brasileiros com idades acima de 18 anos serão vacinados. O ministro também ouviu agradecimento de Dona Gisele Aires, 58 anos, que foi vacinada no momento da visita. "Eu já estava emocionada em poder tomar a vacina e na presença do ministro, do Caiado e do prefeito a emoção foi dobrada. Agradeço a todos eles".

Na passagem pela UPA, o ministro e Caiado discutiram sobre a volta das aulas na rede pública de ensino. "Acreditamos que até o final de julho teremos todos os professores do Estado vacinados. Com isso, teremos condições também de continuar fazendo as testagens e ampliando as crianças na sala de aula", disse o governador. Segundo ele, a expectativa é voltar a partir do dia 02 agosto. "Essa é a meta da nossa Secretaria de Estado de Educação. Estamos com toda a estrutura já mobilizada", confessou.

O ministro Marcelo Queiroga acrescentou que a volta às aulas não é só questão de educação. "Tem a segurança alimentar, a socialização e não podemos mais prejudicar a infância e a adolescência nessa questão que é fundamental", ponderou.


Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários