Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Após pesquisa, Goiânia detecta variante indiana

A amostra foi detectada em um dos 62 indivíduos que integraram pesquisa de sequenciamento genético da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a equipe de pesquisadores do projeto que está mapeando as variações do Coronavírus

Por Redação em 18/06/2021 às 16:51:57

Após sequenciamento genético feito em parceria com a equipe de pesquisadores do projeto que está mapeando as variações do Coronavírus (SARS-COV-2) em Goiás (Projeto de pesquisa financiado pela Fapeg e INCT_EECBio), a Secretaria Municipal de Goiânia informa que foi detectada a variante Delta, conhecida como a Cepa indiana ou B.1.617.2.

A amostra foi detectada em um dos 62 indivíduos que integraram esta etapa da pesquisa. A paciente, de 18 anos, moradora de Goiânia, apresentou sintomas leves, sem necessidade de internação. Imediatamente após a identificação do caso, a SMS efetuou trabalho de vigilância ativa, permitindo a conclusão de que se trata de uma transmissão comunitária. A pessoa relata não ter viajado ou ter tido contato com pessoas de outros estados ou países, concluindo que a variante já circula na capital. O fato reforça a necessidade de manter as medidas de segurança e atendimento às campanhas de vacinação.

Média nacional

Com 508.564 doses aplicadas contra a Covid-19, a Prefeitura de Goiânia atinge 30% da população imunizadas com a primeira dose. Juntando com o reforço, de 213.761 doses, a capital já totaliza mais de 722.325 doses. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os números colocam Goiânia acima da média nacional de vacinação.

Nesta sexta-feira, Goiânia seguiu vacinando a população pessoas com 52 anos ou mais com a primeira dose, sem necessidade de agendamento e aquelas com comorbidades e deficiências, trabalhadores da Saúde, Educação do Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Xepa

A Secretaria de Saúde de Goiânia esclarece que todos os pontos de vacinação do município seguem um padrão em relação às sobras diárias de vacina, popularmente chamada de "xepa". Cada local faz uma relação das pessoas, dentro dos grupos prioritários, interessadas em tomar a vacina e, quando sobra alguma dose, elas são avisadas por telefone. Esclarece ainda que diariamente sobram pouquíssimas doses, uma vez que a vacinação ocorre por agendamento e no caso da AstraZeneca, ela retorna para a Rede de Frio, pois o frasco pode ficar até 48 horas aberto.

Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários