Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Três Ranchos: Fazenda Lagoa têm achado arqueológico: um forno indígena

Por Redação, Carlos Duarte em 19/06/2021 às 00:03:02

Na última quarta-feira (16/6), o prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon de Carvalho Costa, participou de um registro documental na Fazenda Lagoa (Torquato), pertencente ao Professor Enéas Torquato. Na ocasião, o professor, acompanhado de seu filho Enéas Júnior Torquato, apresentou um possível achado arqueológico: um forno indígena supostamente construído e utilizado por civilizações primitivas e tradicionais da ocupação do cerrado brasileiro.


De acordo com o professor Enéas, também foram encontrados no local fragmentos cerâmicos. Para o professor e mestre da UFCat Laurindo Elias Pedrosa, o local pode ser chamado de "Sítio Arqueológico", porém, essa conclusão depende de um estudo.


Laurindo, acompanhado do professor Edson Santana, disse que serão feitos um registro, uma catalogação, um resgate e uma preservação dos achados arqueológicos, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério Público Federal, Procuradoria da República de Goiás e Minas Gerais (PRGO/PRMG), entre outros.

Também acompanharam a visita o agente ambiental, Alencar Custódio, o secretário municipal de Turismo, Agnaldo Miguel, o professor e mestre, Edson Santana, do Colégio Estadual Maria Elias de Melo, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Clicia Feitosa.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários