Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado passa por cirurgia após sofrer AVC hemorrágico, diz assessoria

Ele teve uma dor de cabeça e procurou um hospital particular da capital, onde está internado. Iris também já foi governador, senador e ministro da Agricultura.

Por Redação, Carlos Duarte em 06/08/2021 às 16:02:48
Iris Rezende Machado (Reprodução/Arquivo)

Iris Rezende Machado (Reprodução/Arquivo)

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, de 87 anos, passa por uma cirurgia no Hospital Neurológico após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, conforme a assessoria informou. O procedimento começou por volta de 14h40. Ele procurou a unidade médica nesta manhã após se sentir mal e ter dor de cabeça.


Em uma rede social, o governador Ronaldo Caiado (DEM) informou que Iris ia passar pela cirurgia para drenar o sangramento causado por uso de anticoagulantes. Em sua publicação na internet, ele desejou melhoras ao ex-gestor da capital. "Peço a Deus que Iris se recupere logo, porque ele tem muito a construir em nosso Estado de Goiás. À família, meu carinho, ombro amigo e todo apoio", escreveu o governador goiano.


Em nota a imprensa, o prefeito de Goiânia Rogerio Cruz, diz "Eu e a minha esposa, Thelma Cruz, estamos enviando orações e boas energias para a pronta recuperação do ex-prefeito Iris Rezende. Quando soube do mal-estar que Iris sentiu, no início da tarde, telefonei para o amigo Wilson Baleeiro, que o acompanha, e o pedi que leve meu abraço à família e me mantenha informado. Todos nós conhecemos a força de Iris, de forma que temos muita confiança que em breve ela estará de volta ao ceio familiar." assina Rogério Cruz, o gestor da capital.

"Todas nossas orações estão voltadas ao ex-prefeito Iris Rezende, a quem desejamos pronta recuperação. Iris é um homem de muita fé e tem um vigor físico invejável. Isto, somado ao carinho e zelo de sua família e ao nosso apoio, nos faz ter convicção de que em breve ele estará de volta ao nosso convívio. Confiamos muito na competência da equipe médica que está assistindo Iris. Sei, por experiência própria, que neste momento orações são muito bem-vindas e é o que farei com minha família, torcendo muito para que tudo transcorra bem e ele recupere plenamente sua saúde. #ForçaIris." - salienta Daniel Vilela, Presidente Estadual do MDB de Goiás, em seu perfil social.

Parentes e amigos fizeram uma oração pela saúde de Iris, na porta do hospital, enquanto ele passa pelo procedimento cirúrgico.

O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esse tipo de sangramento é responsável por 15% de todos os casos de AVC, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Iris deixou a política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito da capital. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

Mandatos como prefeito de Goiânia:

  • 1º mandato: 1966 a 1969;
  • 2º mandato: 2005 a 2008;
  • 3º mandato: 2009 a 2010;
  • 4º mandato: 2017 a 2020.

Carreira

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários