Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Senador Canedo: Saúde apresenta projeto técnico da nova base do SAMU na cidade

Nova base foi apresentada durante evento, vai contar com 383 m² de área, com acomodações paras as equipes do SAMU. O prédio será construído ao lado da UPA-24h.

Por Redação, Rafael Miranda em 07/08/2021 às 08:39:24
O prefeito de Senador Canedo Fernando Pellozo e a SMS apresentando o projeto da nova base descentralizada do SAMU da cidade

O prefeito de Senador Canedo Fernando Pellozo e a SMS apresentando o projeto da nova base descentralizada do SAMU da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Senador Canedo apresentou o projeto da nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Durante o evento, que aconteceu na última quarta-feira (4/08), também foram entregues os novos uniformes para as equipes de socorro e anunciado a reativação da Unidade de Suporte Avançado (USA).

A nova base vai integrar uma central de ambulâncias, com foco na cobertura territorial mais efetiva. O local escolhido, ao lado da UPA-24h do município, no Residencial Boa Vista, vai dar mais agilidade para as equipes de plantão, reduzindo o tempo de resposta nas ocorrências.

Na cerimônia, a secretária de saúde, Gercilene Branca, destacou a importância da base para o atendimento. " A nova base, que será uma sede própria, tem um ponto geográfico privilegiado. Com a descentralização, a assistência e qualificação dos casos acontecem com maior rapidez, diminuindo o tempo de socorro", explica Branca.

A sede própria, contará com 383m², dividido entre recepção, sanitários femininos e masculinos, sala de comando, sala de administração, um quarto por equipe, banheiros com vestiário feminino e masculino, almoxarifado, CAF, DML, sala de estar, copa/cozinha, depósito, lava-jato com local para esterilização e expurgo.

Para acomodar as viaturas do SAMU, a base terá uma área coberta para estacionamento das duas Unidades de Suporte Básico (USB), Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma viatura reserva.


O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, comentou sobre a importância do serviço prestado pelo SAMU no município.


"Vamos dar todo o suporte para garantir o serviço com qualidade e todas as condições às equipes. Admiro tanto o trabalho de vocês, pela importância de salvar vidas. Vocês são verdadeiros guerreiros", disse o prefeito.

O atendimento móvel de urgência realizado pelas equipes do SAMU é regulado por meio das informações transmitidas nas ligações telefônicas. Desta forma é classificado o risco e a equipe é direcionada de acordo com a gravidade.

Retorno da Unidade de Suporte Avançado (USA)


A atual gestão retornou atendimento realizado pela Unidade de Suporte Avançado (USA), paralisado desde dezembro de 2020. O coordenador do SAMU no município, Pedro Henrique Gomes, explica que o retorno da USA proporciona um atendimento especializado para casos de maior complexidade. "Agora o atendimento conta com a presença do médico e com a ambulância totalmente equipada para realizar o primeiro atendimento", disse.

Segundo Pedro, durante o atendimento é necessário agilidade para a saúde da vítima. "O médico acompanha a ocorrência, toma conduta para cada atendimento, e verifica a se qual há necessidade de procedimentos que devem ser realizados apenas por médicos, que são realizados dentro da viatura ou no local do atendimento. O serviço também oferece medicação caso necessário", ressalta.

Desde o retorno em 12 de julho de 2021, a Unidade de Suporte Avançado realizou 78 ocorrências. Uma delas, no dia 29/07, a equipe participou do resgate de uma criança vítima de atropelamento na Vila Galvão.

A criança foi prontamente atendida pela equipe, que realizou os procedimentos avançados no local e acionou a equipe aérea do Corpo de Bombeiros para um rápido deslocamento para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL).

Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Senador Canedo

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários