Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: Live do Prefeitura Digital aborda cobertura vacinal na capital

Por Redação, Márcia Abreu, da Diretoria de Redação em 16/08/2021 às 16:27:25

Convidada desta segunda-feira (16/8) da live Prefeitura Digital, a secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luana Ribeiro, falou sobre a cobertura vacinal em Goiânia. A apresentação foi da primeira-dama do município, Thelma Cruz.

"Já alcançamos 65,46% da população com a 1ª dose e 33,24% com a segunda ou dose única. São 1,15 milhão de doses aplicadas. Estamos otimistas, afirmou a secretária executiva da SMS.

Luana enfatizou que a Prefeitura de Goiânia já vacina pessoas com 25 anos ou mais de idade e que, diariamente, somente no drive-thru do Shopping Passeio das Águas são disponibilizadas duas mil senhas. "Basta chegar e se imunizar. Além disso, temos dezenas de outros pontos de atendimentos em várias partes da cidade", acrescentou a secretária executiva.

Leia a seguir os principais trechos da entrevista

Duas doses

A secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luana Ribeiro, reforçou a importância de a população tomar as duas doses da vacina para completar o ciclo de imunização. "Uma só dose não basta".

Vacinas

Luana lembrou que as quatro vacinas aplicadas pela Prefeitura de Goiânia foram liberadas pela Anvisa e têm eficácia comprovada.

Reações

Sobre as reações que as pessoas podem ter ao tomar vacinas, a secretária executiva explicou que "elas são quase nada perto dos sintomas da doença."

Testagem

Após ter sintomas, reforçou a profissional, é importante fazer o exame em 72 horas. "A nossa rede está preparada para atender a todos", pontuou.

Protocolos

Luana lembrou a importância de manter os cuidados mesmo depois da completa imunização. "Uso de máscara e higiene de mãos. Manter o protocolo de cuidados junto com a vacinação para retomarmos o novo normal", comentou.

Controle

Prefeitura realizou testagem nos Parques Zoológico e Mutirama por conta da reabertura destas unidades e do retorno às aulas e a média de casos foi de 6%. Além disso, haverá em distritos e nas regionais de Educação.

Menores de 18 anos

Há a expectativa de que, encerrada a população maior de 18, público inferior também seja vacinado, conforme recomendação dos órgãos de Saúde.

Educação

A Prefeitura já se organiza para, caso receba vacinas suficientes, antecipe a aplicação da segunda dose.

Repescagem

A secretária executiva explicou o objetivo da ação."Fizemos reunião para analisar dados e verificamos o aumento de internação de pessoas com 40 ou mais. Muitos, nessa faixa, nem tomaram vacina. Por isso, abrimos 32 unidades em todas as regiões para vacinar esse público. Foram 12 mil doses aplicadas na data. Uma excelente oportunidade de aumentar o acesso e a cobertura vacinal em Goiânia".



Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários