Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Obras de recuperação do pavimento reforçam segurança na BR-050, em Araguari-MG

Eco050 utiliza tecnologia de ponta, que confere maior durabilidade e melhores condições de tráfego aos usuários

Por Redação, Carlos Duarte em 18/08/2021 às 15:35:13

Faz toda a diferença para o usuário da BR-050 dirigir em boas condições de segurança e trafegabilidade. E é pensando nisso que a Eco050 executa obras de recuperação da via em Araguari-MG, entre os quilômetros 0 e 65. Além do asfalto tradicional, a concessionária também utiliza a tecnologia do asfalto-borracha, que é mais resistente e sustentável.

Os trabalhos estão previstos para serem concluídos em setembro deste ano e estão divididos em duas etapas. Na primeira delas, é feita a fresagem da via, por meio de máquinas que raspam e retiram camadas do pavimento desgastado, para posteriormente ocorrer o recapeamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A segunda etapa consiste na implementação de uma camada de reforço asfáltico, que pode chegar a 3 cm.

Além de melhorias na trafegabilidade, por meio de um pavimento novo e mais regular, as obras trarão maior segurança aos usuários, já que junto com o asfalto tradicional, a concessionária também usa o asfalto-borracha. Ele é fabricado com pó de borracha moída oriundo de pneus velhos, o que vai ao encontro das políticas de sustentabilidade praticadas pela Eco050 e pelo Grupo EcoRodovias.

Entre os benefícios que esta tecnologia traz ao usuário, estão a redução no risco de aquaplanagem e a melhoria da frenagem e da aderência dos veículos. O asfalto-borracha também é menos suscetível à formação de ondulações em comparação ao asfalto comum, o que ajuda a evitar, por exemplo, as chamadas trilhas de rodas.

Segundo o coordenador de conservação da Concessionária, Tainã Borges, outra vantagem do asfalto-borracha está em sua maior durabilidade, pois é mais resistente aos danos causados pelo tráfego e pelas intempéries, como chuva e altas temperaturas. Isso ajuda a diminuir o aparecimento de buracos e outras irregularidades que prejudicam o tráfego.

Os trabalhos em Araguari fazem parte da frente de manutenção e reparo de pavimento iniciado em 2020 em todo o trecho mineiro da BR-050. Serão investidos R$ 200 milhões. A expectativa é de que os 218 km de extensão da rodovia em Minas, entre Araguari, Uberlândia, Uberaba e Delta, sejam restaurados até maio 2022.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Eco050

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários