A Prefeitura de Goiandira, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social, promoveram na última terça-feira (24/08), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no CRAS, respeitando as normas sanitárias vigentes em virtude da pandemia da Covid-19. O tema deste ano é: "Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS"
"A realização da Conferência Municipal de Assistência Social possibilita o debate e a avaliação da política de Assistência Social, bem como a proposição de novas diretrizes, no intuito de consolidar os direitos socioassistenciais", ressalta a 1ª dama Cleonice Gregório Peixoto e também gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segundo a Karina Aparecida Nunes Vaz, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, a intenção é elaborar propostas que serão levadas para as conferências estadual e nacional. "Nosso objetivo é promover debates em grupos temáticos sobre os direitos do povo e dever do Estado para enfrentamento das desigualdades e garantias de proteção social", destacou.
"Com a pandemia, as desproteções sociais foram agravadas, e o processo conferencial é o momento de enxergá-las para garantir os direitos socioassistenciais para nossos usuários", salienta a palestrante e Assistente Social Viviane Martins de Oliveira.
O evento foi aberto para conselheiros natos da assistência social; representantes governamentais que têm cadeira no Conselho; representantes não-governamentais que também têm cadeira no Conselho; sociedade civil e estudantes.
Temas
Durante a conferência, serão abordados os seguintes eixos:
EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Participações – A conferência contará ainda com a participação do prefeito Allisson Peixoto, os secretários municipais: Demétrius Gonçalves de Lima (Administração e Finanças); Laiane Fernandes (Saúde) e Pastor Isaias Vieira de Souza ( Extraordinário de Comunicação) e membros da comunidade.
Fonte: Com imagens da Master Vídeo Filmes