O Anel Viário de Goiânia foi o tema central de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (30/08), promovida pelo Sindicato das imobiliárias e condomínios do Estado de Goiás (SecoviGoiás), Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG) e Associação Goiana de Municípios (AGM). Paralisada há mais de 20 anos, o Anel Viário de Goiânia visa desafogar o trânsito da capital, melhorar o acesso a todo entorno e resolver o problema de transporte de cargas e pessoas em toda região metropolitana.
Convidado pelo presidente do Secovi, Ioav Blanche, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) participou juntamente com prefeitos da região metropolitana de Goiânia e outras lideranças empresariais. Para Vanderlan, o momento é o mais propício possível para que a obra seja destravada. "Demos mais um importante passo para desatar esse nó da obra do anel viário de Goiânia. Discutimos hoje os traçados da obra com prefeitos da região metropolitana, AGM e lideranças do setor produtivo. Todos anseiam que a BR -153 tenha seu trânsito desafogado e esta obra é a solução", disse.
"Estamos com a faca e o queijo na mão para conseguir o nosso intento", disse o senador ao informar que a Triunfo/Concebra concordou em devolver a concessão da BR-060, o que abre caminho para relicitar a BR-060/153/262 e dar seguimento ao arco leste da obra, até agora o trecho mais travado da obra. "É mais uma vitória da união de todos. O ministro Tarcísio Freitas tem total disposição em resolver esse problema. Não podemos perder essa oportunidade", disse. Vanderlan informou que o governo federal aceitou a devolução com regras e que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas já incluiu a nova concessão no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para agilizar o processo.
Presente na reunião, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, se colocou à disposição para contribuir com as discussões. "Me coloco a disposição, junto com a minha equipe de Goiânia para que possamos trabalhar juntos e fazer essa obra tão importante para todos nós acontecer", disse. Rogério agradeceu o empenho do senador junto ao governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.
"Essa estrutura é muito importante para toda região metropolitana e quero me colocar como um soldado para ajudar nas discussões e tudo que for preciso para tornar o Anel Viário uma realidade", disse o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, durante a reunião.
O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pelozzo, também falou sobre a importância da obra. "Fico feliz em participar de um momento tão importante como esse e quero parabenizar o senador Vanderlan pela dedicação para unir todos em torno desse objetivo. Senador Canedo está à disposição para ajudar no que for preciso para destravar essa obra tão importante para o nosso município e região", ressaltou.
O presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlos Alberto Oliveira também se comprometeu a reunir todos os prefeitos da região metropolitana para acelerar a definição do traçado do anel viário e trabalharem em sintonia para acelerar os trâmites dos processos necessários a obra.
Municípios, governo do Estado, setor produtivo, bancada federal e Assembleia Legislativa agora precisam chegar a um consenso nos traçados e apresentar uma única proposta ao Ministério da Infraestrutura. O senador Vanderlan Cardoso foi chamado para unificar a proposta entre municípios e apresentar ao governador Ronaldo Caiado e ao ministro da Infraestrurutra, Tarcísio Freitas.
Movimento Suprapartidário
Articulada pelo senador Vanderlan Cardoso, uma reunião foi realizada no mês de fevereiro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, deputados federais, senadores e governo de Goiás com objetivo de destravar a obra do anel viário. A partir desse encontro foi formado um grupo de trabalho para coordenar as discussões e as tratativas. "Anel Viário de Goiânia criou um movimento suprapartidário", disse Vanderlan na época ao destacar a boa vontade do ministro, do governador Ronaldo Caiado, do prefeito da, Rogério Cruz e da classe política e empresarial do Estado.
Reunião BNDES
No último mês de maio, Vanderlan se reuniu em Goiânia com a bancada federal goiana e técnicos do Ministério da Infraestrutura, Goinfra e BNDES para tratar exclusivamente do anel viário. Após a reunião realizada na Goinfra, os profissionais seguiram para visita técnica ao contorno oeste (BR-060) e ao contorno leste (BR-153) com objetivo de verificar in loco a situação, reunir informações e montar um estudo aprofundado para o novo traçado do anel viário. "Sou otimista. Vamos resolver o anel viário assim como resolvemos as universidades supernovas e a ferrovia norte-sul", disse Vanderlan durante visita de técnicos.
Sobre a obra
Inicialmente o projeto previa um desvio de aproximadamente 30 Km, que partiria do Jardim Marilia, em Aparecida de Goiânia, passando atrás do autódromo de Goiânia até o posto da Polícia Rodoviária Federal, na saída para Anápolis. O acordo entre Ministério dos Transportes, Concessionária Triunfo|Concebra, ANTT, Governo de Goiás e prefeituras, inclusive, já havia sido fechado e o custo estimado era de R$ 350 milhões para obras e desapropriações. Porém as obras nunca tiveram início.
Mas o projeto ficou defasado e não resolveria mais o problema do trânsito em Aparecida de Goiânia. Então foi feito um novo projeto em que o desvio começa na cidade de Hidrolândia, passa por Aparecida de Goiânia, Goiânia e Senador Canedo. Com isso o desvio passaria a ter 44 Km de rodovia duplicada e iluminada. As mudanças refletiram em aumento nos custos e acabou por fazer com que a obra continuasse apenas no papel, até hoje.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do Senador Vanderlan Cardoso