O evento será dividido em duas partes: do dia 03 ao 05 setembro, o programa será direcionado aos Aventureiros, que são cerca de 5.600 crianças entre 6 e 9 anos. Já do dia 05 ao 07 de setembro, o evento será para os mais de 10 mil desbravadores, que são crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos. Eles devem acompanhar a programação de suas próprias casas e poderão interagir de forma on-line, participando de competições entre os clubes. Cada atividade somará pontos para uma premiação ao final dos eventos.
Duas das atividades propostas já estão em andamento, antes mesmo de o programa começar. No dia 13 de agosto foi lançada uma campanha de arrecadação de roupas. O clube que mais arrecadar peças de roupas e doar para alguma instituição carente, será presenteado com um uniforme de atividades para todos os membros do clube.
Outra atividade que já está acontecendo é o AventuriChef e o CamporiChef. Ambos imitam o reality show MasterChef e desafiam os participantes a fazerem um bolo saudável e entregarem de presente a um amigo(a). Ganha quem postar nas redes sociais e tiver mais curtidas na foto.
Outra prova que contará pontuação para os clubes é a distribuição de livros, com o objetivo de incentivar a comunidade à leitura e espalhar esperança em um momento de crise. O título escolhido para a ação é "Esperança Além da Crise", do autor Mark Finley. A distribuição deve acontecer nos dias 04 e 06 de setembro. O clube que escolher a forma mais criativa para a distribuição do material, mantendo todos os cuidados de distanciamento social, será o vencedor.
"Estamos a poucos dias do evento e o que os participantes podem esperar é muita diversão e aprendizado. Estamos trabalhando para tornar esse evento inesquecível. Vamos levar um Aventuri e um Campori inteiro para dentro da casa deles", comenta Richard Ogalha, líder de Desbravadores e Aventureiros para a região Centro-Oeste do Brasil.
Ao todo, 301 clubes de aventureiros e 442 clubes de desbravadores estão inscritos, sendo eles do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O evento será transmitido a partir da capital goiana, onde será montada toda a estrutura de palco, que ocupa 225m² do Espaço Dois Ipês.
Fonte: Com Informação da Assessoria de imprensa: Jenny Vieira (61) 9 81438658