Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Gestão tecnológica da água será principal ferramenta do agronegócio para proteção contra a crise hídrica

Tecnologias são aliadas na preservação dos recursos hídricos e trazem soluções para minimizar os efeitos da seca e falta de energia na agricultura

Por Redação, Thais Cipollari e Gaya Machado em 20/09/2021 às 19:31:23

A gestão do uso da água será prioridade máxima e primordial na agenda dos produtores rurais para os próximos anos. A administração do recurso é tema recorrente, mas a atenção precisará ser reforçada para o enfrentamento da crise hídrica que começa a afetar as previsões.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), problemas climáticos poderão afetar a taxa anual do Produto Interno Bruto (PIB), o que traz um alerta para o cuidado com o manejo da água, devido à possibilidade de seca.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, divulgado em agosto, a estimativa da safra foi reduzida pelo quarto mês consecutivo em 2021, porém, em comparação com 2020 se mantém 0,8% superior.

Entre as soluções disponíveis para aprimorar a gestão hídrica e de energia está a digitalização do sistema de distribuição. Através de tecnologias inteligentes é possível monitorar a qualidade e quantidade de água e a detecção de vazamentos de água em redes de distribuição. O método já é utilizado em países como Reino Unido e EUA onde as perdas na rede de distribuição de água potável são em torno de 20%. Sendo que um estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado em maio deste ano, apontou que a perda na rede de distribuição brasileira foi de 38,4%.

A plataforma Perfect Flight de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea é outro exemplo de tecnologia que contribui para a preservação dos recursos hídricos, pois através dos mapas, das faixas de aplicação e dos talhões alvo definidos no pré-voo, é possível ter uma pulverização assertiva impedindo que lençóis freáticos, rios e lagos sejam atingidos, protegendo os recursos hídricos.

Outro fator que torna a plataforma uma solução ambientalmente responsável e sustentável frente à crise hídrica é a quantidade de água utilizada no processo de pulverização. "Como o nosso sistema é mais preciso, torna a aplicação mais efetiva e, consequentemente, contribui para a economia de água. É mais uma forma de preservar o recurso, ainda mais neste momento em que cada gota importa", explica Leonardo Luvezuti, engenheiro agrônomo e head de negócios da Perfect Flight.

O especialista ressalta ainda a importância da conscientização e mentalidade sustentável para o desenvolvimento de soluções. "Precisamos reconhecer a água como um recurso natural finito que deve estar aliado às soluções tecnológicas para assegurar o máximo de eficiência no uso. Isso vem agregado a um trabalho de gestão, administrando demandas e disponibilidade, o conhecimento técnico para o manejo nos diferentes fins, sempre com cuidados em relação à sustentabilidade ambiental, social e econômica", comenta.

Uma tecnologia muito utilizada em Israel, o processo de osmose reversa para dessalinização de água, também poderia ser avaliada para o fornecimento no Brasil. Mais uma alternativa para a crise é aumentar a irrigação por gotejamento para reduzir o consumo dos recursos hídricos, e garantir a água e os nutrientes necessários para o cultivo. Além disso, é importante pensar em investir na recuperação de mananciais.

"A união de esforços por parte dos produtores, das empresas, da sociedade e governos, por alternativas para que possamos superar as adversidades da crise hídrica é muito importante para o desenvolvimento econômico e sustentável do país", finaliza Luvezuti.

Sobre Perfect Flight

A Perfect Flight é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com escritório em São João da Boa Vista (SP), no Brasil, a agtech presta serviços de monitoramento de aplicações de defensivos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e garantem maior assertividade e lucratividade de forma sustentável.

Com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de 100 cidades dos principais estados agrícolas do Brasil, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. Tudo isso, para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

Fundada pelos empresários e produtores rurais Kriss Corso e Josué Corso, a Perfect Flight tem como sócios o empresário Pedro Buonamici, o advogado Gilberto Theodoro, além de contar com o investimento e participação do sócio-fundador do Grupo Ourofino, o empresário Norival Bonamichi. Inserida no agronegócio desde 2016, a agtech possui o maior banco de dados para pulverização agrícola do mundo, somando mais de 17 milhões de hectares digitalizados.

Mais informações no site perfectflight.com.br.

Sobre Leonardo Luvezuti

Engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Lavras, Leonardo Luvezuti atua como head de negócios da Perfect Flight, startup que vem ganhando destaque no cenário agrícola mundial, promovendo a gestão sustentável da pulverização agrícola. Leonardo possui MBA em Marketing pela USP-Esalq e especialização em Customer Engagement pela International House de Brisbane, Austrália. Em 2014 foi co-fundador da Tag Geo Engenharia Sustentável e desde então trabalha com agricultura de precisão.


Fonte: Com informações da Comunicação Conectada

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários