Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goiânia: Entrega de nova extensão da Leste-Oeste consolida polo da moda na capital

Projeto é fazer da Região da 44 o maior polo de moda do Brasil

Por Redação, Juan Meloni, da Editoria de Infraestrutura em 29/09/2021 às 10:50:44

O trecho de 1,4 km da Avenida Leste-Oeste, entre a Rua 200, no Setor Nova Vila, e a Rua 74, no Setor Norte Ferroviário, com destaque para o Viaduto da Moda Regina Pimenta Peixoto Moura, que foi inaugurado no final da tarde de terça-feira (28/9) pela Prefeitura de Goiânia, faz parte da consolidação do segundo maior polo de moda do Brasil, rumo à liderança.


"Queremos iniciar uma grande campanha aqui na 44. Nós faremos dessa região o maior polo de moda do Brasil. Temos condições para isso. Graças aos nossos servidores da Seinfra, da SMM, que a cada dia se empenham em fazer o melhor para a nossa cidade. Temos muitos projetos para Goiânia e um deles é aqui na 44, voltado para o turismo. A 44 tem condições de receber pessoas de todo o Brasil. Queremos criar o nosso polo industrial para trazer emprego e renda", declarou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.


A pandemia do novo coronavírus foi lembrada pelo presidente da Associação Empresarial da Região da 44, Crhystiano Câmara, durante o evento, pela dificuldade imposta aos lojistas da cidade. "Um ano atrás estávamos sofrendo para voltar a atividade e, agora, está o nosso prefeito, juntamente com o secretariado, inaugurando uma obra importantíssima para a região. Com esse novo passo, de agora para frente, entramos em um outro patamar. Os compradores de todo o Brasil terão um olhar diferenciado com um governo atuante, trabalhando em prol da comunidade. Esse é um dia de alegria", afirmou Crhystiano.

Já o secretário de Infraestrutura Urbana de Goiânia, engenheiro Fausto Samento, comemorou a entrega da obra com elogios aos servidores da Pasta e garantia de um momento importante para os comerciantes da Região da 44. "Primeiramente, meus cumprimentos à minha equipe da Seinfra, que fez um trabalho maravilhoso. Eu lembro que assumi a secretaria em abril e logo depois estive aqui na obra, em seguida conversei com o prefeito e com os representantes da Associação Empresarial e prometemos entregar esse trecho em setembro porque o Natal dos comerciantes da 44 começa em setembro. Com muita alegria, cumprimos hoje esse compromisso. Agradeço à SMM, que colaborou com a sinalização e a todos da Associação que estiveram aqui de forma colaborativa", disse Fausto.

Para o vice-presidente da Associação Empresarial, Carlos Luciano Martins Ribeiro, "Goiás tem uma oportunidade extraordinária de ser o 'Estado da Moda'". O empresário afirma que Goiânia, com 16 mil lojistas apenas nessa região, tem a vocação de produzir e distribuir moda de qualidade para o Brasil. "É um grande sonho transformar Goiânia na capital da moda do País. Essa obra da Avenida Leste-Oeste é um grande passo nesse sentido. É mobilidade, é estrutura para quem vem comprar. É importante para Goiânia e para a Região Metropolitana. Esse é um sonho de todos nós que está sendo realizado hoje. Muitos não acreditavam que seria possível. Foi entregue em um momento importantíssimo, os últimos três meses do ano que fazem o Natal dessa região. É uma obra relevante para o futuro e significativa para tantas pessoas", declarou.

O Viaduto da Moda foi batizado com o nome de Regina Pimenta Peixoto Moura, uma das pioneiras da Região da 44 e mãe do deputado estadual Bruno Peixoto, que participou da entrega da obra. "A minha mãe foi uma das fundadoras. Ela teve a ideia de construir a primeira galeria da região. Eu tenho uma história muito grande aqui. Esse momento é muito emocionante. A obra ficou um espetáculo. Sem medo de dizer essa é a Avenida mais bonita de Goiânia. Rogério Cruz entra para a história com essa obra", declarou o parlamentar.

Também presente à solenidade de entrega da Avenida Leste-Oeste, o deputado federal João Campos parabenizou os trabalhadores da Prefeitura de Goiânia pela grande obra de mobilidade e os comerciantes da região. "Esse é um momento de muita alegria, muita felicidade, um momento muito significativo para nossa cidade e principalmente para o polo da moda. Parabéns à equipe da Prefeitura de Goiânia liderada pelo prefeito Rogério Cruz. Parabéns aos empreendedores da moda. O prefeito Rogério está surpreendendo e vai surpreender muito mais. Goiânia vai experimentar muitas transformações pelas mãos de Rogério Cruz e equipe", disse o deputado.

Avenida Leste-Oeste

A obra entregue nesta terça (28/9) vai da Rua 200, no Setor Nova Vila, à Rua 74, no Setor Norte Ferroviário, ao custo de R$ 12.997.904,98, onde foi realizada a rede de drenagem, terraplanagem, viaduto, pavimentação, meio-fio e sinalização horizontal e vertical.

O Viaduto da Moda Regina Pimenta Peixoto Moura, sobre a Marginal Botafogo, entre a Rua 200 e a Avenida Contorno, é feito em concreto armado com 61 metros de extensão, 26 metros de largura e três pistas em cada sentido de 3,30m, com guarda corpo e duas faixas de segurança (calçada) de 2 metros de largura.

"O nome de dona Regina ficará marcado, jamais esquecido. Ela se empenhou muito por essa região. Eu tive o prazer de conhecê-la, uma mulher guerreira. Hoje tenho a alegria de entregar esse viaduto. Estamos aqui cumprindo parte do que falávamos em nossa campanha, que era dar sequência às obras do nosso sempre prefeito Iris Rezende. É isso o que estamos fazendo. Demos continuidade ao asfalto e estamos batalhando para entregar, ainda esse ano, o Complexo da Jamel Cecílio", disse o prefeito Rogério Cruz.

Do lado do Setor Norte Ferroviário, a via de acesso da Avenida Contorno para a Marginal Botafogo, conta com 190 metros de extensão com 7 metros de largura, e do outro lado da via, da Marginal Botafogo para a Avenida Contorno, são 160 metros de comprimento por 8 metros de largura. Essas duas alças de acesso têm duas faixas para veículos, além de calçadas que variam de 1,5m a 3m de largura.

Com os trechos já liberados para o tráfego de veículos, o motorista que sai do viaduto, já na altura da Avenida Contorno, pode seguir em linha direta atravessando a Rua 44 e passando pelas praças do Trabalhador e da Estação, onde cruza com o Corredor de Ônibus BRT Norte-Sul, na Avenida Goiás Norte, até chegar à Rua 74, atrás da Câmara Municipal de Goiânia, onde também foi feito uma intervenção para ligação da Avenida Leste-Oeste.

Nesse espaço, foi necessária a demolição de 2 mil dos 3.100 metros quadrados do estacionamento da sede do Poder Legislativo para dar continuidade às obras da via. Assim, foi possível liberar a passagem de duas pistas de 10 metros de largura cada, um espaço suficiente para três faixas de cada lado, separadas por um canteiro central e passeios laterais de larguras variáveis.

Respeito ao Patrimônio

Vale esclarecer que o projeto da Avenida Leste-Oeste na área da Praça da Estação seguiu as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, por isso, a pista da via coincidiu com a pista implantada para não interferir na visibilidade da Estação Ferroviária, que é tombada pelo patrimônio histórico.

Relevância

Como uma medida de apoio ao comércio do segundo maior polo de moda do Brasil, na Região da 44, e também de agilizar o tráfego de veículos no local, entre a interseção da Rua 44 e a Avenida Contorno, foi projetada a adequação da Rua 67A para mantê-la segregada da pista Oeste e, assim, ter uma função de acesso local aos estabelecimentos comerciais.

Sinalização

A sinalização de todo esse trecho foi orientada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), que realizou a semaforização nesses pontos de cruzamento: Avenida Contorno, Rua 44, Avenida Goiás Norte e Rua 74. Já a empresa responsável fez a sinalização horizontal e vertical do trecho Leste-Oeste, o que inclui a pintura da via e instalação de placas.

Projeto é fazer da Região da 44 o maior polo de moda do Brasil

Com a finalização do trecho a ser inaugurado em 28 de setembro, as obras serão concentradas no trevo da Avenida Laurício Pedro Rasmussen com a Leste-Oeste e o viaduto sob a BR-153, que já foi liberado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e será uma alternativa segura para desafogar o trânsito da Avenida Anhanguera.

Corredor Leste-Oeste

Quando estiver completamente implantada, a Avenida Leste-Oeste permitirá uma ligação contínua entre os municípios de Trindade-Goiânia-Senador Canedo, numa extensão total de 46,1 quilômetros, sendo 10,2 km relativos à rodovia GO-403, a qual já se encontra duplicada, e 6 km no município de Trindade, totalizando no município de Goiânia 29,9 km.

A Avenida Leste-Oeste é dividida em dois tramos: o primeiro se refere ao Tramo Oeste, que se localiza entre a Praça do Trabalhador, na área central del Goiânia, e o perímetro urbano de Trindade, e o seguinte, referente ao Tramo Leste, entre a Praça do Trabalhador e o perímetro urbano de Senador Canedo.

Atualmente, os trechos entre a Praça do Trabalhador/Conjunto Vera Cruz, no tramo Oeste, estão prontos. Já o Tramo Leste, tem 8,1 km de extensão, sendo que já está concluída da Rua 402 até a Avenida Manchester, no Jardim Novo Mundo, com exceção da travessia sob a BR-153.


Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários