Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Catalão: Venda do clube do povo causa apreensão na cidade

Projeto de Lei nÂș 83/21, com 200 pĂĄginas, foi aprovado em regime de urgĂȘncia e sem discussão pelos vereadores; Rosângela e Caçula se ausentaram da votação

Por Osmam Martins em 29/09/2021 às 09:14:30
Foto aérea do complexo esportivo clube do povo, em Catalão. (Reprodução/Arquivo)

Foto aérea do complexo esportivo clube do povo, em Catalão. (Reprodução/Arquivo)

Foi aprovado em regime de urgĂȘncia na Ășltima sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Catalão, realizada no Ășltimo dia 21/9, o Projeto de Lei (PL) nÂș 82/21, que autoriza a Prefeitura de Catalão a vender lotes pĂșblicos localizados no Bairro Santa Cruz e próximo a represa do clube do povo. O pedido de urgĂȘncia para votação foi encaminhado pelo lĂ­der do prefeito na casa, vereador Gilmar Antônio.

O projeto, aprovado a toque de caixa, causou desconfiança em boa parte dos cidadãos que utilizam o clube do povo e não tiveram a oportunidade de participar do processo de decisão que autorizou a venda dos lotes. Eles seriam comercializados junto à mineradora CMOC International, e segundo o prefeito Adib Elias, a mineradora jĂĄ manifestou interesse na aquisição.

"O projeto foi encaminhado à câmara de forma muito rĂĄpida, os vereadores aprovaram em regime de urgĂȘncia e sem discussão. Infelizmente essa é uma prĂĄtica conhecida de Adib Elias, que hoje detém total controle da câmara para impor suas negociatas, não existe oposição em Catalão, não existe questionamento", comenta um observador polĂ­tico que prefere não ser identificado por temer retaliações.

Também de acordo com o vereador Rodrigo Alves (Rodrigão), o local serĂĄ a nova sede para América Latina da mineradora CMOC International. "Se os chineses comprar o terreno, nós vamos beneficiar de 4 a 5 mil moradores do bairro pontal, vai sobrar uns R$ 4 milhões para a prefeitura e vai gerar mais de 60 milhões de reais na construção civil da nossa cidade", calcula o vereador.

Os lotes que a Câmara autorizou para venda estão localizados no Bairro Santa Cruz, nas ruas 507 e 520 (ĂĄrea Total de 7.067,80 mÂČ), ruas 507 e 522 (ĂĄrea Total de 8.127,20mÂČ) e lote 10 da quadra 25 (ĂĄrea total de 8.672,17mÂČ). Também de acordo com o projeto, uma comissão de avaliação foi criada e determinou que o metro quadrado estĂĄ avaliado em R$ 1.700,00 (mil e setecentos reais).

Terreno 1. (Reprodução/PL nÂș 83/21)
Terreno 2. (Reprodução/PL nÂș 83/21)
Terreno 3. (Reprodução/ PL nÂș 83/21)

No texto encaminhado pelo prefeito Adib Elias à Câmara, ele também justifica que a venda é necessĂĄria, pois "estĂĄ gerando recursos para a cobertura de despesas de capital, como a execução de obras pĂșblicas de pavimentação em Catalão e na construção de prédios pĂșblicos, como o Hospital Regional de Catalão que serĂĄ construĂ­do na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar".

Em vĂ­deo nas redes sociais, o Presidente da Câmara, vereador Jair Humberto, que classificou os crĂ­ticos do projeto como "pseudocientistas polĂ­ticos", também aparece dizendo que é a favor de vender tudo. "Não votei mas sou a favor, pode por meu nome e pode por a minha foto, por mim vendia era tudo", vociferou.

Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Catalão, disse por telefone que o terreno "não foi vendido ainda" e que a reportagem estĂĄ "equivocada em relação aos fatos narrados".

Ainda de acordo com a assessoria, as informações serão esclarecidas em um "release" que serĂĄ encaminhado à imprensa. "Assim não vão restar dĂșvidas sobre a aplicação do dinheiro gerado com a venda dos lotes", completa. A assessoria não deu informações sobre o atual estado de conservação do clube do povo, administrado pela secretaria municipal de esportes.


Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

ComentĂĄrios