Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Anhanguera comemora 68 anos em grande estilo

Evento cívico e festividades realizadas são elogiadas por todos

Por Redação, Carlos Duarte em 06/11/2021 às 15:32:22
O prefeito Marcelo Paiva e inúmeras líderanças celebrando os 68 anos de Emancipação de Anhanguera

O prefeito Marcelo Paiva e inúmeras líderanças celebrando os 68 anos de Emancipação de Anhanguera

A menor cidade populacional de Goiás mostra sua grandeza nos eventos de comemoração dos 68 anos de emancipação política, em especial, no Desfile Cívico, realizado na manhã desta última sexta-feira (05/11). O evento foi realizado a Avenida Belchior de Godoy e atraiu não somente os moradores da cidade, como também visitantes de diversos municípios, entre eles, autoridades de várias esferas.


Dentre as autoridades presentes que foram recepcionadas pelo prefeito Marcelo Martins de Paiva (MDB), a primeira-dama Susana Franco, o vice-prefeito Flávio Pereira (PDT) e os vereadores: o

presidente Gabriel Miranda Barbosa, Agnaldo Rodrigues Alves, Dercílio Rodrigues, Aparecido Miranda - Neves, Celmar Cardoso, Manoel Cândido Pereira Filho, Robson José Gomes, Welton Silva e Wesley Mariano Borges. Estiveram: senador Luiz do Carmo. (MDB), os deputados federais delegado Waldir Soares (PSL) - pre-candidato ao Senado e Flávia Morais (PDT), os Assessores Especiais da Governadoria: José de Sousa Cunha e Luiz Sampaio - respectivamente representando o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Lincoln Tejota.

Saiba Mais


A Cidade de Anhanguera foi emancipada através da Lei Estadual nº 15 de 11 de Novembro de 1948, o Povoado de Anhanguera, foi transformado em Distrito do Município de Cumari. Em seguida, por intervenção de vários líderes do distrito, Anhanguera é emancipada através da Lei Estadual nº857, de 5 de Novembro de 1953. O município foi desmembrado de Cumari em 1955, data em que entra em vigor a Lei de emancipação do Município, ou seja, o município é emancipado em 5 de novembro de 1953, mas oficialmente, a lei de emancipação passa a valer somente em 1955.


A abertura do desfile aconteceu trazendo toda carga cultura da história construída pela cidade, desde a sua fundação, trazendo as bandeiras do Brasil, Goiás e Anhanguera que foram empenhadas de forma diferente, pelos estudantes do município montados em cavalos.


As Bandas: Corumbá, da Polícia Militar de Pires do Rio; Marcial Francisco José De Jesus, de Goiandira e emocionou ao palanque de autoridades e também toda. População que ficou pelas ruas assistindo o desfile.


O desbravador Bandeirante Paulista, Bartolomeu Bueno da Silva – O Anhanguera foi o último dos grandes bandeirantes que desvendou os caminhos para o conhecido alto sertão brasileiro e no desfile, representado por alunos, assim como os índios que mostraram início de tudo.


Outros elementos importantes foram representados, como a chegada da Estrada de Ferro Goiás, na época ainda Gotas. Em 1912 – A locomotiva nº 5 foi conduzida pelo maquinista Cesário Rodrigues e seu ajudante, Antônio B. de Ávila.


O prefeito Marcelo Paiva se emocionou ao ser homenageado durante a apresentação dos ferroviários, assim como também o seu vice Flávio Pereira, filho e neto de ferroviários.

"Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os ferroviários que por aqui passaram e contribuíram com o desenvolvimento e o progresso de Anhanguera. Dou muito feliz e orgulhoso por ser filho de um ferroviário - Seu Divino que criou seus filhos com muita dignidade através do seu trabalho", relatou o gestor anhanguerino.


Os maiores líderes do município também foram representados, desde Belchior de Godoy e Adelino Antônio Gomide aos dias atuais com Marcelo e Flávio.


O carro das autoridades com crianças trouxe encatamento ao público. E uma homenagem foi feita a primeira-dama Susana Franco pela sua representante mirim que lhe trouxe flores.


"É um momento de emoção porque passa um filme da nossa história e da história de tantas pessoas que foram importantes para todos nós de Anhanguera. Saber que estamos aqui contribuindo para essa linda história me enche de alegria e muita gratidão".


Os trabalhos realizados pela prefeitura foram também representados, assim como a participação efetiva da Câmara Municipal de Vereadores.


Paiva destacou que faz uma gestão que traz a união de todas as pastas e destacou: "Sempre destaquei que sou uma pessoa de grupo, isso porque sei que o segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe. E aqui estamos trabalhando em harmonia, Unidos pelo crescimento e desenvolvimento da nossa amada Anhanguera".

Marcelo Paiva em meio a colegas gestores: João Rios (Cumari), Allisson Peixoto (Goiandira), Júnior Pimenta Marreco (Nova Aurora), Hugo Deleon de Carvalho Costa (Três Ranchos), o Senador Luiz do Carmo, o deputado federal Delegado Waldir Soares e os Assessores Especiais da Governadoria Luiz Sampaio e José de Sousa Cunha.

A Câmara Municipal é composta por nove vereadores que trabalham em parceria com a gestão municipal. O presidente Gabriel Miranda parabenizou os gestores e agradeceu as autoridades presentes aí evento. "O Poder Legislativo é um grande parceiro do poder executivo. Aqui estamos trabalhando todos pelas melhorias do nosso município. O prefeito Marcelo tem feito um grandioso trabalho junto a Susana, ao Flávio e toda equipe e nós só temos que agradecer por poder estar auxiliando com nosso trabalho. Quero parabenizar a eles pela grande festa que é oferecida hoje para a população e assim em nome do meu amigo Luiz Sampaio agradecer a todas as autoridades que vieram prestigiar a nossa festa".


O importante trabalho desenvolvido pelos Conselheiros Tutelares desde a sua fundação em 1999, assim como o legado que cada um dos membros que ali passaram, foram apresentados pela própria equipe da atual gestão do Conselho. Assim como também uma homenagem feita a uma das primeiras conselheiras tutelares do município de Anhanguera, Elaine Costa Dias "Nana" que foi homenageada também com o nome da sede da instituição.


O esporte que ganhou um novo olhar na atual gestão e muitas modalidades esportivas foram trazidas para o município.


Muitos campeonatos e torneios também voltaram a acontecer dentro dos protocolos de biossegurança exigidos pela pandemia. Inclusive, dentro da programação foram realizados passeio ciclístico e torneio de truco.


Os Policiais dos Pelotão CODE, CPE CIPM e do Corpo de Bombeiros que são parceiros do município, também estiveram presentes no desfile.


Os trabalhos da Secretaria de Saúde sob comando do fisioterapeuta Dr. Lucas Miranda Guimarães, trouxe as importantes campanhas realizadas Outubro Rosa, Novembro Azul, Combate a Dengue e Vacinação.


Entre os destaques esteve os investimentos, contração de profissionais e as crianças que homenagearam os profissionais de saúde através dos que atuam no município.


Uma das pastas de grande relevância na gestão é a Assistência Social e no desfile foi representada pelo Centro de Referência em Assistência Social, foram apresentados os trabalhos com auxílio Pedagógico; Políticas de assistência social à pessoas e famílias em situação de riscos; Cursos e capacitações de acesso ao trabalho e a renda; incentivo ao esporte com aulas de Jiu-jítsu e aulas de Aeróbica.


Como destaque foi apresentado os projetos que estão sendo implantados pela gestão de Paiva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio e Agricultura dirigida pela Secretária Adelaine Meira da Costa como: o Projeto


Limão Taiti e a Construção da Praia do Pilar.


A secretária de educação Professora Flávia Cristina de Miranda destacou a importância de cada ontem na composição da festa e agradeceu: "Meus agradecimentos a todos os servidores da rede de educação, do município e a nossa comunidade pelo empenho na preparação desta festa.


Agradeço aos nossos prefeito Marcelo Paiva e vice-prefeito Flávio por todo investimento na educação do município e todo apoio e dedicação nesta celebração dos 68 anos de Emancipação de Anhanguera. O desfile cívico que tem por objetivo reforçar o patriotismo, demostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido em todos os órgão e instituição do município. Parabéns a todos nós Anhanguerinos de nascimento e coração".

Homenagem


Teve momento de homenagem ao ex-secretário Municipal de Administração do Município por vários mandatos, Lourival Vieira dos Santos, falecido em 2020.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários