A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) visitou a Prefeitura Municipal de Araguari nesta segunda-feira (08/11). O objetivo foi apresentar o CBH Araguari, sua área de atuação, a estrutura organizacional, projetos em execução e propostas de ações ambientais, além de realizar a aproximação entre o Comitê e a Prefeitura.
A bacia do Rio Araguari, composta por 20 municípios, este ano sofreu com a mais severa crise hídrica e em algumas cidades, como Uberaba, o período seco foi marcado pelo racionamento de água. Outras cidades, como Araxá, chegaram ao estado de alerta. Com o início do período chuvoso a situação nos municípios tende a melhorar. Mas existe uma grande possibilidade de o problema de escassez voltar no próximo ano.
O investimento em recuperação de matas e corpos hídricos, além do tratamento de esgoto, são determinantes para o aumento da saúde dos rios e reservatórios. Em vista disso, o CBH Araguari busca soluções, em parceria com as prefeituras, para viabilizar soluções das questões de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.
O presidente do CBH Rio Araguari, Bruno Gonçalves dos Santos, explica que os recursos da cobrança pelo uso da água são investidos em preservação e revitalização da bacia. "Os recursos provenientes da cobrança podem ajudar a melhorar as condições dos rios e reservatórios. Mas, para isso, a parceria com as prefeituras é imprescindível. A visita às prefeituras dos 20 municípios da bacia objetiva aproximar o Comitê das administrações municipais e, assim, alinharmos projetos de melhorias na gestão hídrica com reflexo direito ao meio ambiente", esclareceu o presidente do CBH Araguari.
O primeiro município visitado foi Araguari. O prefeito Renato Carvalho agradeceu a visita e disse que o município está bem alinhado ao propósito do CBH Araguari. "Precisamos avançar na preservação e conservação ambiental. Por isso, elaboramos uma demanda de retroalimentação dos nosso aquíferos a qual encaminharemos em breve para o CBH Araguari. Além disso, colocar em prática a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico para darmos continuidade às ações de saneamento do município", disse o prefeito.
Além de Araguari, fazem parte da bacia hidrográfica os seguintes municípios: Araxá, Campos Altos, Ibiá, Indianápolis, Iraí de Minas, Nova Ponte, Patrocínio, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Rio Paranaíba, São Roque de Minas, Sacramento, Santa Juliana, São Roque de Minas, Tapira, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia.
O CBH Araguari é um fórum de diálogo que integra o poder público, a sociedade civil e os usuários de água. O objetivo é planejar, de forma participativa e descentralizada, o uso dos recursos hídricos na região da bacia hidrográfica, bem como proteger os mananciais e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
Foto: Kadu Cabral Fotografias