Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Programa capacita gestores do DF para desenvolver políticas públicas de inovação

Por Redação, Elara Leite em 13/12/2021 às 19:42:38
Metodologias inovadoras na elaboração de políticas públicas no Distrito Federal e em cidades no entorno. Essa é a proposta do Mobiliza.DF, programa de capacitação de gestores promovido pela Wylinka com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O programa, que deverá encerrar a primeira turma até dezembro, está com inscrições abertas para o próximo grupo. Mais de 30 gestores vão concluir os desafios até o final do ano e uma nova turma será iniciada em janeiro.

Para a nova turma serão aceitas inscrições individuais ou de grupos de até seis pessoas da mesma ou de várias instituições públicas ou do Terceiro Setor. O site para se inscrever é o mobdf.com.br.

O objetivo principal, de acordo com a analista da Wylinka, Elena Oliveira, é empoderar o agente público do Distrito Federal a aplicar novas abordagens e experimentar a criação de políticas públicas cocriadas, validadas e testadas com seus principais usuários. Com isso, os participantes se tornam aptos a gerar soluções de políticas públicas para inovação e soluções para desafios reais presentes no dia a dia do Distrito Federal em uma jornada de experiências com metodologias de design.

Os gestores são capacitados para elaborar protótipos por meio de metodologias inovadoras, incluindo também o feedback de outros atores do ecossistema de inovação. Vamos também conectar as equipes com um time de especialistas parceiros do ecossistema de inovação do Reino Unido", comenta Elena.

Desafios reais do ecossistema de inovação

Nas atividades de capacitação, os gestores aprendem a elaborar políticas públicas utilizando como base o design thinking, metodologia centrada no ser humano e que vem sendo aplicada no contexto público para aproximar as mudanças desejadas pelo governo das necessidades dos cidadãos. O método também é aplicado durante o curso, que tem 88h de workshops on-line de capacitação e 20h de mentorias.

"Esse network também torna possível o trabalho em equipe, já que os participantes são divididos em times, que elaboram e validam um protótipo de política pública baseado em questões reais do ecossistema de inovação", ressalta Elena. Os gestores, durante o programa, aprofundam o entendimento dos problemas e especificidades locais, bem como desenvolvem habilidades de empreendedorismo e liderança.

O Mobiliza.DF tem o apoio da FAPDF, que incluiu a capacitação no Programa de Animação do Ecossistema de Inovação do Distrito Federal. "O Mobiliza.DF é um dos pilares essenciais deste programa, pois é voltado à capacitação dos nossos agentes públicos, com metodologias inovadoras, para que sejam capazes de desenvolver políticas públicas mais adequadas e eficientes à realidade atual da cidade", explica o diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

Design Thinking na gestão pública de inovação

A capacitação inclui aprendizado sobre problemas complexos e qual o papel da abordagem e dos valores do design thinking para a criação de políticas públicas. Além disso, os gestores estudam cases e entendem como metodologias centradas no usuário podem ser utilizadas para superar desafios nesse sentido.

Elena Oliveira explica que a capacitação contribui ainda para a aplicação de metodologias ágeis, que concentram a gestão de informação de maneira mais objetiva e direciona os esforços de governança pública ao que gera valor.

"Todas essas metodologias levam à etapa de implementação, que visa desenvolver um minipiloto da solução criada em evento imersivo. Essa solução servirá para levantar e testar as hipóteses de desenvolvimento junto ao ecossistema do Distrito Federal e seu público-alvo", acrescenta Elena.

A líder do eixo de desenvolvimento urbano e habitação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Ivelise Longhi, participante do Mobiliza.DF, pontua que as metodologias apresentadas têm contribuído para reavaliar conceitos e fomentar o desenvolvimento da capital federal.

"A Wylinka, ao oferecer instrumentos do design thinking, tem orientado e organizado as soluções para os problemas. Tem nos permitido reavaliar conceitos e adotar metodologias de inovação que possam garantir um ambiente próspero para um desenvolvimento social e econômico mais inclusivo e rico", avalia a gestora.

Capacitação imersiva no ecossistema de inovação

Os participantes escolhidos são prioritariamente servidores em cargos de gestão em inovação na administração direta e indireta em nível distrital, federal, municipal ou profissionais de organização do terceiro setor.

A capacitação de sete meses é imersiva, atuando para ajudar os gestores a compreender e a superar a complexidade e os desafios que fazem parte do ecossistema de inovação. Além disso, contribui para o network com outros gestores, com a mentoria de especialistas.

Para a participante da capacitação, Alessandra Soares, analista de atividades do meio ambiente no Instituto Brasília Ambiental, o programa tem permitido a aplicação prática do aprendizado em situações reais, além de fortalecer o network entre gestores. "Super importante agregar expertise de outras instituições como a Wylinka ao DF. Acredito que ganhamos muito com novas competências de atores atuantes em outras regiões do país."

Sobre a Wylinka

A Wylinka é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito mobilizar e desenvolver instituições e ecossistemas para a inovação e o empreendedorismo, a partir da promoção e da transformação do conhecimento. Por meio de programas de capacitação e outras atividades, a Wylinka busca acelerar a inovação de base científica e tecnológica, transformando pessoas, negócios e organizações.

Sobre o Mobiliza.DF

A metodologia utilizada no Mobiliza.DF foi inspirada na experiência que a Wylinka teve durante a parceria com a Nesta, organização britânica referência mundial em inovação, para a realização da etapa brasileira do seu programa de aceleração de inovação em políticas públicas, o Global Innovation Policy Accelerator (Gipa), que aconteceu entre 2018 e 2019.

Fonte: Com Informação da Assessoria da Assessora de imprensa Expertamedia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários