Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Catalão sedia a Abertura Estadual da Colheita de Soja nesta próxima quarta (19/1)

Município do sudeste goiano se destaca entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Por Cristina Mesquita para a Redação em 16/01/2022 às 11:23:57

A temporada de colheita de soja está começando em Goiás e, pela primeira vez, o município de Catalão, localizado no Sudeste Goiano, receberá a Abertura Estadual da Colheita de Soja – safra 2021/2022. O evento promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) e pelo Sindicato Rural de Catalão, acontece no dia 19 de janeiro de 2022, das 8h00 às 15h00, no Espaço Conquista, do produtor rural Daniel Freire. Essa área agrícola localiza-se no final da Avenida José Marcelino, 4 km a partir do trevo com a BR-050.


Catalão é o 8º município mais rico do agronegócio em Goiás e ocupa a 83ª posição no ranking nacional, conforme dados do IBGE, divulgados pelo Ministério da Agricultura no começo de janeiro. "Será uma oportunidade de divulgar a produção de soja do Sudeste goiano para conhecimento de mais pessoas e destacar a pujança econômica da nossa região", ressalta o diretor regional da Aprosoja-GO e diretor do Sindicato Rural, José Fava Neto.

A Abertura Estadual da Colheita de Soja é direcionada a produtores rurais e profissionais do setor, como engenheiros agrônomos, técnicos e consultores, e tem o apoio institucional do Sistema Faeg/Senar e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A programação conta com o painel técnico "A década em perspectiva: valerá a pena investir no Agro?", com palestra do Marcos Fava Neves (professor da USP e FGV e comentarista Agro na CNN Brasil) e debate com Enio Fernandes (consultor de mercado Terra Agronegócios) e Felipe Muniz (economista da XP Investimentos). Haverá também a Abertura Oficial da Colheita, com participação de políticos e autoridades de diversas esferas institucionais, e o ato simbólico da colheita da soja, com máquinas modernas em campo. O evento termina com almoço e show com artistas locais.

Os participantes poderão ainda conhecer novas tecnologias em produtos e serviços voltados para o agro e fechar bons negócios com as empresas parceiras do evento: Rifértil Fertilizantes, AgroFava Sementes, AgroSuporte, Conquista Agribusiness, EcoPower Energia Solar, Fava Sementes, Giro Agro, Ihara, Maqnelson John Deere, Pivot Case IH, Solubio Tecnologias Agrícolas, Soma Agrícola, Trisolo e XP Investimentos. A Caixa é a instituição bancária oficial. "Acontecer a Colheita em Catalão nos projeta ao cenário dos grandes municípios produtores de soja. É uma vitrine muito boa. Estou muito feliz", ressalta Renato Ribeiro, presidente do Sindicato Rural de Catalão.

A entrada para o evento é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo site https://eventos.sistemafaeg.org.br/.

Sobre Catalão


Catalão destaca-se como um dos 10 principais produtores de grãos no Estado. Somente no município há mais de 113 mil hectares cultivados com soja, que representam 3,2% da área total cultivada com a oleaginosa em solo goiano. Nos últimos 20 anos, houve crescimento de 135% na área de soja catalana, o que transformou a realidade produtiva da região, permitindo também a intensificação e agregação de valor às demais atividades agropecuárias locais.

Nesta safra 2021/2022, a expectativa é que o município colha mais de 415 mil toneladas da oleaginosa. Somente através da produção direta, a soja é responsável pela formação de um Valor Bruto Total superior a R$ 1 bilhão, sem somar as cadeias de insumos (sementes, adubos, defensivos), máquinas e equipamentos agrícolas, que movimentam outras centenas de milhões de reais.

Segundo o IBGE, as propriedades rurais de Catalão são responsáveis diretas pela ocupação profissional de mais de 6.000 habitantes, respondendo por quase 20% da população formalmente empregada.


Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Catalão

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários