Camara Municipal de Cumari Institucional
Sistema FAEG-Ao seu lado sempre que precisar
Dengue Caldas Novas Abril 2022

Catalão sedia a Abertura Estadual da Colheita de Soja nesta próxima quarta (19/1)

Município do sudeste goiano se destaca entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Por Cristina Mesquita para a Redação em 16/01/2022 às 11:23:57

A temporada de colheita de soja está começando em Goiás e, pela primeira vez, o município de Catalão, localizado no Sudeste Goiano, receberá a Abertura Estadual da Colheita de Soja – safra 2021/2022. O evento promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) e pelo Sindicato Rural de Catalão, acontece no dia 19 de janeiro de 2022, das 8h00 às 15h00, no Espaço Conquista, do produtor rural Daniel Freire. Essa área agrícola localiza-se no final da Avenida José Marcelino, 4 km a partir do trevo com a BR-050.


Catalão é o 8º município mais rico do agronegócio em Goiás e ocupa a 83ª posição no ranking nacional, conforme dados do IBGE, divulgados pelo Ministério da Agricultura no começo de janeiro. "Será uma oportunidade de divulgar a produção de soja do Sudeste goiano para conhecimento de mais pessoas e destacar a pujança econômica da nossa região", ressalta o diretor regional da Aprosoja-GO e diretor do Sindicato Rural, José Fava Neto.

A Abertura Estadual da Colheita de Soja é direcionada a produtores rurais e profissionais do setor, como engenheiros agrônomos, técnicos e consultores, e tem o apoio institucional do Sistema Faeg/Senar e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A programação conta com o painel técnico "A década em perspectiva: valerá a pena investir no Agro?", com palestra do Marcos Fava Neves (professor da USP e FGV e comentarista Agro na CNN Brasil) e debate com Enio Fernandes (consultor de mercado Terra Agronegócios) e Felipe Muniz (economista da XP Investimentos). Haverá também a Abertura Oficial da Colheita, com participação de políticos e autoridades de diversas esferas institucionais, e o ato simbólico da colheita da soja, com máquinas modernas em campo. O evento termina com almoço e show com artistas locais.

Os participantes poderão ainda conhecer novas tecnologias em produtos e serviços voltados para o agro e fechar bons negócios com as empresas parceiras do evento: Rifértil Fertilizantes, AgroFava Sementes, AgroSuporte, Conquista Agribusiness, EcoPower Energia Solar, Fava Sementes, Giro Agro, Ihara, Maqnelson John Deere, Pivot Case IH, Solubio Tecnologias Agrícolas, Soma Agrícola, Trisolo e XP Investimentos. A Caixa é a instituição bancária oficial. "Acontecer a Colheita em Catalão nos projeta ao cenário dos grandes municípios produtores de soja. É uma vitrine muito boa. Estou muito feliz", ressalta Renato Ribeiro, presidente do Sindicato Rural de Catalão.

A entrada para o evento é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo site https://eventos.sistemafaeg.org.br/.

Sobre Catalão


Catalão destaca-se como um dos 10 principais produtores de grãos no Estado. Somente no município há mais de 113 mil hectares cultivados com soja, que representam 3,2% da área total cultivada com a oleaginosa em solo goiano. Nos últimos 20 anos, houve crescimento de 135% na área de soja catalana, o que transformou a realidade produtiva da região, permitindo também a intensificação e agregação de valor às demais atividades agropecuárias locais.

Nesta safra 2021/2022, a expectativa é que o município colha mais de 415 mil toneladas da oleaginosa. Somente através da produção direta, a soja é responsável pela formação de um Valor Bruto Total superior a R$ 1 bilhão, sem somar as cadeias de insumos (sementes, adubos, defensivos), máquinas e equipamentos agrícolas, que movimentam outras centenas de milhões de reais.

Segundo o IBGE, as propriedades rurais de Catalão são responsáveis diretas pela ocupação profissional de mais de 6.000 habitantes, respondendo por quase 20% da população formalmente empregada.


Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Catalão

Comunicar erro
Dengue Governo de Goias 2022
Dengue Caldas Novas Abril 2022 728 x90

Comentários

Convite Camara de Goiania Abril 2022