O prefeito Rogério Cruz entregou, na manhã desta terça-feira (15), mais 320 cartões do programa Renda + Mulher. O evento aconteceu na Escola Municipal Bom Jesus, no Jardim Novo Mundo. Na solenidade, ele reafirmou compromisso da gestão com projetos sociais. "Goiânia será para todos, principalmente para quem mais precisa", disse.
O programa existe para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para cada pessoa cadastrada, a prefeitura vai repassar R$ 1,8 mil divididos em seis parcelas de R$ 300. O dinheiro cai na conta no dia 10 de cada mês. "Esse valor fomenta a economia no setor e na região, uma vez que as beneficiadas compram alimentos no mercado, padaria e açougue próximos às suas casas", afirma o prefeito.
Durante a distribuição dos cartões, o prefeito conheceu uma jovem de 26 anos que cuida de quatro filhos e está desempregada. Assegurou a ela que a "prioridade da prefeitura é garantir dignidade e alimento na mesa de todos". "Sabemos que o mínimo que fizermos, é muito para vocês", disse. "Sei que muitas perderam emprego e renda na pandemia, e vamos ajudá-las a vencer essas dificuldades".
O programa está na segunda etapa. Na primeira, alcançou cerca de 6 mil mulheres. Na atual, já foram outras 2,6 mil e o número pode chegar a 3 mil. De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, a expectativa é a de que o número de beneficiadas chegue a 12 mil nas três fases. As inscrições continuam até 31 de março.
A diarista Inês Jesus, que está grávida, afirma que o cartão será fundamental para que a gestação avance com segurança e conforto. "Estou na reta final da minha gravidez. Não posso trabalhar e já estava difícil em casa. Então, o cartão não poderia chegar em melhor hora", afirmou. Inês saiu do evento direto para fazer compras em um supermercado da região. Os cartões distribuídos nessa terça-feira atenderam principalmente famílias da Região Leste de Goiânia.
Capacitação
Em conversa com mulheres que participaram da entrega de cartões no Jardim Novo Mundo, Rogério Cruz incentivou-as a buscar cursos gratuitos que a Secretaria da Mulher oferece. "Seja em escolas, áreas públicas e praças, fazemos parcerias para ampliar a oferta de cursos", disse o prefeito.
A secretária Tatiana Lemos insistiu que os cursos são ferramentas importantes para mulheres que precisam de renda. "Formamos turmas em cursos de cerâmica, costura e outras áreas do mercado. É a oportunidade para que estas goianienses tenham sua independência financeira", concluiu.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Prefeitura de Goiânia