O concerto de abertura da temporada da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) foi realizado, na noite desta quinta-feira (24/02), no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A entrada é gratuita e limitada a 60% da capacidade do local.
A apresentação contou com três peças comemorativas. O "Haydn", chamado de Sinfonia Aleluia abrirá o espetáculo, na sequência, será apresentada a música de "Guerra-Peixe" e para finalizar, os músicos vão executar a "Quinta Sinfonia" do compositor russo Sergei Prokofiev.
"Os músicos dão sempre o seu melhor, onde quer que tocam. Mas a abertura de temporada é sempre um momento especial para eles, e o concerto foi fantástico", enfatiza Neil Thomson, maestro da OFG.
Grandes nomes serão homenageados ao longo do ano, como Frank Sinatra, Stéphane Grappelli e Pixinguinha. A temporada inclui, também, as obras clássicas dos compositores Bach, Mozart, Haydn, Beethoven, Brahms e Tchaikovsky. "São composições que prometem emocionar o público presente", afirma o maestro da OFG..
Esta será a primeira temporada da OFG após o grupo passar a integrar, em 2021, a Escola do Futuro em Artes Basileu França, administrada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). No Basileu França, a Filarmônica integra um núcleo de difusão da cultura e da música. Os músicos profissionais também atuam na docência, apoiando os processos de ensino-aprendizagem da escola.
OFG
Fundada em 1980 pelo maestro pirenopolino Braz de Pina, a OFG tem conduzido seu trabalho primando pelo acesso popular a concertos gratuitos. Em suas turnês, sempre estiveram contempladas apresentações ao ar livre, em praças e espaços públicos de cidades do interior goiano que, na maioria das vezes, não dispõem de um teatro para abrigar manifestações culturais.
Fonte: Com informações da Secretaria de Comunicação (Secom) - Governo de Goiás