O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (04/03), de reunião com vereadores de 17 cidades da região Oeste de Goiás. O encontro, no Salão Dona Gercina, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, teve como pauta principal a troca de experiências entre o Executivo estadual e o Legislativo dos municípios, além de explanações sobre demandas.
"Minha formação é a mesma de vocês. Passei 24 anos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Quando passamos pelo Legislativo, aprendemos que, para governar, precisamos ter capacidade de aglutinar. É assim que temos de trabalhar", enfatizou Caiado aos presentes.
Às lideranças políticas municipais, o chefe do Executivo goiano explicou as ações tomadas nos três anos e dois meses de gestão, as adversidades fiscais do Estado e a herança que pegou ao assumir o governo. "Mesmo com as dificuldades, em momento algum, às repassei para os municípios, como era anteriormente. Tentei diminuí-las. Não atrasamos os pagamentos que o governo tem a responsabilidade de fazer. Isto é porque construímos uma credibilidade. Se eu não construir esta credibilidade com os municípios, como vou sentar com eles e conviver?", explicou.
"Temos noção que Goiás está no caminho certo. Reformar uma casa é mais trabalhoso do que construí-la. O resultado está aparecendo e as melhorias estão chegando. Esta proximidade que fez hoje, governador, é um divisor de águas", falou a vereadora por Americano do Brasil, Laricy Oliveira. "Quero lembrar de como pegou o Estado. Costumo dizer que o bom administrador se destaca nas dificuldades. Foi o que o senhor mostrou. Administrar com recursos é muito fácil. Mas pegar o Estado como pegou e colocar como está, vindo coisas melhores, mostra suas capacidades", analisou o vereador por Aurilândia, Ronivaldo Coutrim.
O presidente da Câmara de São Luís de Montes Belos, Joaquim Monteiro, falou da chegada de recursos e obras à cidade. "Não tenho nada a pedir. Tenho a agradecer. São Luís de Montes Belos nunca recebeu em sua história tantos benefícios como nestes poucos anos de seu governo", contou. A presidente da Câmara Municipal de Aurilândia, Maria Divina, também avaliou as ações de governo pelo interior. "A gente que é do interior sente o tanto que as pessoas precisam do social, que, hoje, traz dignidade com o CNH Social e o Mães de Goiás. É dignidade pegar seu cartão e ir ao mercado comprar", salientou.
Ao ouvir demandas apresentadas pelas cidades, Caiado enfatizou o caráter municipalista da atual gestão do Estado e a abertura do governo para parcerias com as Câmaras de Vereadores e prefeituras visando investimentos. "Existem demandas e temos de ver a possibilidade dentro daquilo que é a capacidade do Estado de fazer. Aos poucos, estamos levando igualdade de cidadania, de melhoria de saúde, educação, segurança, de oportunidade de emprego e de industrialização do interior", completou o governador.
Participaram também como convidados prefeitos, vices-prefeitos, secretários estaduais e outras autoridades políticas.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás