Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Em Goiânia, Governo de Goiás inaugura primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação

Unidade no Bairro Floresta tem capacidade de processar 500 toneladas de lixo eletrônico e recondicionar 1,5 mil computadores, além de oferecer capacitação profissional a jovens de toda a região Metropolitana

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Júnior Guimarães em 16/03/2022 às 19:17:17
Primeira-dama Gracinha Caiado inaugura primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC) do Estado, que oferece formação profissional tecnológica para jovens

Primeira-dama Gracinha Caiado inaugura primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC) do Estado, que oferece formação profissional tecnológica para jovens

Jovens de Goiânia e região metropolitana ganharam nesta terça-feira (15/03), o Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC), na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta. A ação do Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), tem a parceria da organização Programando o Futuro com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade na área de tecnologia.


"Milhares de jovens vão escrever uma nova história por meio da formação profissional e experiência em tecnologia, área que tende a crescer a cada dia e tem muito a oferecer no quesito oportunidades", disse a coordenadora do GPS e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado. O programa que permitiu a estruturação do CRC é o Sukatech, iniciativa gerida pelo programa Goiás Social, coordenado pelo GPS com o propósito de combater a vulnerabilidade social.

Segundo o secretário Márcio Cesar Pereira, da Sedi, o Centro vai reciclar e recondicionar resíduos eletroeletrônicos, movimentar a cadeia produtiva do segmento, capacitar jovens e adolescentes na área de tecnologia e promover a educação ambiental. "Estamos gerando empregos, uma economia circular, gerando oportunidades para as pessoas que estão no mercado de TI", afirmou. Ele explicou ainda, que os componentes reaproveitados serão embalados e distribuídos em várias instituições como escolas públicas estaduais, bibliotecas e instituições de iniciativas de inclusão digital e social.


"Tenho certeza que, ao final de 2022, estaremos entre os cinco estados mais avançados no Brasil, mostrando que esse trabalho soma vontade de fazer com responsabilidade com a coisa pública", disse o secretário Geral do Governo, Adriano da Rocha Lima. A iniciativa do Sukatech reúne diversas áreas do governo em prol da criação de oportunidades para uma saída sustentável da pobreza. Por isso, o primeiro CRC foi inaugurado no Bairro Floresta, considerado um dos mais carentes e com maiores índices de violência de Goiânia.

A unidade tem capacidade para processar 500 toneladas de lixo eletrônico e recondicionar 1,5 mil computadores. Até agora, o Sukatech já coletou 28 toneladas de lixo eletrônico no Estado, devolveu 204 máquinas para os laboratórios Include, formou 90 pessoas e, atualmente, está capacitando mais 59.

Durante o evento, foram sorteados dois computadores. Os alunos da Escola do Futuro, Guilherme de Melo e Augusto Moreira foram os ganhadores de duas máquinas recondicionadas. Também estiveram presentes na inauguração do CRC do Programa Sukatech, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gaviolli; a diretora geral da OVG, Adryanna Caiado; o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior; o diretor da Organização Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, Wilmar Simion e a vereadora por Goiânia, Sabrina Garcez.





Fonte: Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários