Jogando em casa no último sábado (16 de abril) no Estádio Ferreirão, a equipe do Davinópolis E.C recebeu o Nacional F.C de (Tiros – MG) pela partida de volta das oitavas de final Copa Amapar 2022. O Jogo era muito esperado principalmente pela torcida davinopolina, que lotou o Estádio Ferreirão e empurrou os donos da casa para as quartas de final.
Números fornecidos pela Polícia Militar e pelos organizadores do evento dão conta de que, mais de 800 pessoas estiveram presentes no Estádio para prestigiar o grande jogo entre Davinópolis E. C x Nacional F.C.
Apresentação da Banda Marcial Luiz Gomes Caldas
Não bastasse a festa promovida pela torcida davinopolina nas arquibancadas, no campo a Banda Marcial Luiz Gomes Caldas deu um espetáculo a parte, realizando a abertura oficial do evento com direito a Hino Nacional Brasileiro e coreografias.
Sob os cuidados do professor de música do município Tihalis Xavier, a banda formada por alunos do Colégio Estadual João Bernardes de Assunção deu um verdadeiro show e arrancou aplausos de todos os presentes.
O Jogo
Com boa vantagem e jogando diante da sua apaixonada torcida, o Davinópolis E.C poderia perder até por um gol de diferença, que mesmo assim estaria classificado para as quartas de final da Copa Amapar 2022.
Porém mesmo com boa vantagem a equipe da casa não se acomodou e pressionou já no início da partida, logo aos 7 minutos da etapa inicial, após boa jogada de Yuri, a zaga do nacional cortou mal a bola e no rebote chupetinha bateu para o gol, levando perigo a meta do goleiro Leo.
A equipe do Nacional F.C apesar da necessidade pelo resultado, não esboçava força ofensiva para incomodar o sistema defensivo dos donos da casa e conforme os minutos passavam a ansiedade só aumentava prejudicando ainda mais a equipe de Tiros-MG.
Os visitantes só finalizaram aos 30 minutos da primeira etapa, após o atacante Bruninho receber boa bola pelo meio, ele cortou e bateu forte, mas a bola acabou subindo demais sem perigo para a meta do goleiro Geovane.
O jogo seguia morno e sem grandes lances de perigo, o resultado iria colocando os donos da casa nas quartas de final da competição, mas já perto do final do primeiro tempo, Matheusinho, após rebote do goleiro Léo, finalizou livre dentro da grande área, porém em uma jogada de puro reflexo, o goleiro fez uma defesa espetacular impedindo que o placar fosse inaugurado no Ferreirão.
O primeiro tempo acabou em 0 x 0 e se a missão do Nacional F.C já era difícil tendo 90 minutos de jogo, agora ficará mais complicado ainda, havendo somente 45 minutos por jogar e precisando fazer 2 gols para levar para os pênaltis, ou 3 gols para se classificar sem necessidade de disputa por penalidades.
Já a equipe davinopolina com boa vantagem construída na partida de ida, iria assegurando sua classificação com o empate e jogava de forma confortável e segura, esperando uma melhor oportunidade para ampliar a vantagem na disputa.
Segundo tempo
O segundo tempo se iniciou e se o jogo era morno, esfriou de vez, a equipe davinopolina controlou completamente a partida neutralizando todas as ofensivas da equipe visitante, que apesar das inúmeras mexidas do treinador Wendell, não conseguia reagir e incomodar os donos da casa.
O Nacional F.C apostava muito nos chutes de média distância, já que não conseguia penetrar na área do adversário, porém a falta de pontaria seguia sendo um grande problema.
Aos 25 minutos do segundo tempo após bom cruzamento da direita, o atacante Resende subiu sozinho, mas testou para fora, perdendo uma grande oportunidade para os visitantes.
Após o susto o time davinopolino mudou a postura, subiu as linhas de marcação e pressionou o Nacional F.C já em seu campo de defesa.
E foi em um lance de pressão que a equipe davinopolina recuperou a bola no campo ofensivo, após forte chute do atacante Daniel, o goleiro espalmou para o meio da área e a bola sobrou livre no pé do atacante Bruninho que não perdoou, e abriu o marcador Davinópolis E.C 1 x 0.
Os visitantes sentiram o gol, e se antes a bola chegava somente por meio de chutões, agora não chegava mais de nenhum modo, pois os donos da casa controlaram a partida e manterão a posse de bola, colocando o adversário na roda.
Confusão generalizada
Quando tudo parecia resolvido, uma cena deplorável aconteceu no Ferreirão, após marcação de falta para o Davinópolis F.C já na casa dos 38 minutos do segundo tempo, o banco do time visitante reclamou muito da marcação e o árbitro da partida, Tião, expulsou um dos integrantes da comissão técnica do Nacional F.C.
Então aí começou uma confusão generalizada dentro do campo de jogo, o árbitro da partida foi covardemente agredido por um dos jogadores do Nacional. F.C, que partiu pra cima do juiz, deferindo socos e empurrões.
O policiamento foi acionado e a confusão controlada e partida retomada no Ferreirão. Porém já não havia tempo para mais nada, o Nacional F.C perdeu a partida pelo placar de 1 x 0 e está desclassificada da Copa Amapar 2022.
Não bastasse a desclassificação a equipe ainda deve sofrer duras sansões da comissão organizadora do torneio, que já em tem em mãos imagens da confusão e já identificou os envolvidos.
Já equipe de Davinópolis E.C avança no torneio e enfrentará o Carmelitano nas quartas de finais da competição no próximo dia 22/04, sendo o primeiro jogo em Monte Carmelo - MG e jogo de volta em Davinópolis - GO no dia 29/04.
Ficha Técnica da Partida
Competição: Copa Amapar de Futebol – Oitavas de Final jogo de volta
Local: Estádio Ferreirão – Davinópolis- GO
Horário: 15 Horas e 30 Minutos
Clima: 32°, Ensolarado.
Transmissão: Portal Davinópolis
Equipe de Transmissão: André Martins (Narração) João Henrique (Comentários) e Walisson Kizyzanoski (Repórter de Campo)
Público Estimado: 800 pessoas
Gols da Partida: Davinópolis E.C – (Bruno 31, 2°)
Escalações das equipes
Davinópolis E.C
Geovane; Yuri, Paquinha, Beto, John Kennedy, Chupetinha, Vitão, Vinicius, Daniel, Matheusinho, Dim.- Alterações: Rondinério Gomes, Bruno, Arisson e Lucas
Técnico – Jerônimo Rodrigues