Na manhã da última terça-feira (19 de Abril), aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Nova Aurora no CRAS José Alcino.
A conferência é um espaço responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da saúde mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema da primeira conferência foi "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".
Foram abordados temas relacionados a gestão, financiamento, política de saúde mental e os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.
Os eixos temáticos discutidos foram: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante a pandemia e após.
O evento contou com a participação de representantes do Poder Público Municipal, como: o vice prefeito Danilo Araújo, a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, membros da comunidade e da Psicóloga Fernanda Pereira que trouxe uma temática que proporcionou aos participantes da conferência um olhar crítico e construtivo sobre saúde mental, a fim de avançarmos enquanto profissionais de saúde e valorizarmos a saúde psíquica de toda a população.