Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: Rogério Cruz lança campanha Maio Amarelo para conscientizar goianienses sobre respeito à faixa de pedestres

Em evento no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, nesta quarta-feira (04/05), prefeito, ao lado do secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, apresenta campanha deste ano. O tema é Eu respeito a faixa, juntos salvamos vidas. Movimento, criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo chamar atenção para violência no trânsito. "O condutor precisa ter a ciência de que seu veículo é uma arma. Parar na faixa é respeitar a vida", afirma

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Jackson Rodrigues em 04/05/2022 às 23:01:52
Prefeito Rogério Cruz lança campanha Maio Amarelo para conscientizar goianienses sobre respeito à faixa de pedestres

Prefeito Rogério Cruz lança campanha Maio Amarelo para conscientizar goianienses sobre respeito à faixa de pedestres

O prefeito Rogério Cruz, ao lado do secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, lançou, na manhã desta quarta-feira (04/05), no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, no Jardim Goiás, a campanha Maio Amarelo. Criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o movimento tem como tema, neste ano: "Eu respeito a faixa, juntos salvamos vidas".

O objetivo da campanha Maio Amarelo é, em ação coordenada entre poder público e sociedade civil, chamar a atenção para os números relacionados à violência no trânsito em todo o mundo. Com isso, propõe ações de conscientização nas mais diversas esferas. Nos últimos quatro anos, a campanha alcançou o apoio de 27 países e a participação de 423 municípios.

Ainda que não haja números oficiais mais recentes pelo Ministério da Saúde, o movimento aponta que órgãos locais já divulgaram seus dados, e que a tendência é de aumento no índice de vítimas fatais no biênio mais recente. Em Goiânia, por exemplo, somente neste ano, foram registradas 45 vítimas fatais em acidentes de trânsito.

O movimento busca engajamento da sociedade para o respeito à sinalização de trânsito. Para isso, foram disponibilizadas mídias diversas, de forma gratuita, entre vídeos e peças publicitárias liberadas para compartilhamento entre os goianienses.


Em Goiânia, o Maio Amarelo foca no respeito às faixas de pedestre, em especial, as não semaforizadas. As ações têm papel multisetorial, uma vez que envolvem obras, transporte coletivo e outras áreas estruturantes.

Campanha

A campanha publicitária ressalta o engajamento de toda a sociedade pela conscientização sobre a importância do uso da faixa, tanto pelo pedestre quanto pelos condutores. "O condutor deve ter a consciência de que o veículo pode ceifar vidas. Parar na faixa é respeitar a vida", afirma Rogério Cruz.

Em um dos vídeos, as imagens mostram a sinalização em vias públicas da capital, e na porta de instituições de ensino. Além das peças publicitárias, serão realizadas ações educativas em escolas municipais, blitz educativas e avançadas ao longo da campanha, com vistas à promoção da mudança de comportamento no trânsito.


O prefeito Rogério Cruz lembra que, desde o ano passado, a campanha busca a conscientização sobre o uso da faixa de pedestres e que, em 2021, "realizamos mais de 150 ações por toda a cidade, focadas na orientação sobre o respeito à sinalização e o uso da faixa de pedestres".

Ele salienta que o movimento segue no objetivo de chamar a atenção para o respeito à sinalização, mas também ao uso dela pelo pedestre. "Nada adianta a tecnologia se não respeitamos o básico, que é a sinalização, por isso, pedestre deve tirar os olhos do celular e ter atenção ao trânsito, ao mesmo tempo em que o condutor precisa ter a ciência de que seu veículo é uma arma, portanto, impera a responsabilidade na direção", observou. "Goiânia será referência nacional em Educação no Trânsito e respeito à vida", assegurou.

No vídeo direcionado aos presentes, o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, convidou os agentes integrantes do Sistema Nacional de Trânsito a "promover ações, campanhas educativas, fiscalização com propósito de chamar atenção de condutores, pedestres e ciclistas para a segurança". O tema deste ano mostra a necessidade desta união em ações coordenadas que integram o sistema nacional de trânsito.


O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, afirmou que as mortes no trânsito configuram um problema alarmante no mundo todo. Por isso, na capital, o foco será na educação no trânsito e, especificamente na campanha, terá foco na conscientização sobre o respeito à faixa de pedestre não sinalizada e semaforização. "Temos mais de duas mil faixas não semaforizadas, fora 780 em cruzamentos semaforizados, e o projeto é ampliar, tanto esse número quanto a visibilidade das mesmas".


O presidente do Detran-GO, Eduardo Machado, anunciou projetos de educação no trânsito nas escolas públicas do estado. Para isso, disse contar com o apoio das autoridades de trânsito municipais em uma "gestão uníssona, para que juntos preservemos vidas".

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Newton Morais, ressaltou que a segurança no trânsito e a redução no número de acidentes deve resultar de uma ação conjunta entre poder público, entidades privadas, condutores e pedestres. "São vários fatores, como a sinalização das vias, fiscalização e boas condições", pontuou.

A agente de trânsito Maria Rosa Mesquita destacou a importância do Maio Amarelo para a visibilidade das questões de trânsito. "Historicamente, o trânsito mata tanto quanto epidemias, mas as pessoas seguem desrespeitando as leis e fazendo vítimas", observou.

O Maio Amarelo tem o patrocínio da Confederação Nacional do Transporte – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (CNT Sest/Senat), e apoio do Ministério da Infraestrutura.

No evento, estiveram presentes os secretários municipais Durval Pedroso (Saúde), Tatiana Lemos (Políticas para as Mulheres), Zander Fábio (Cultura); o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu; o controlador-geral do município, Gustavo Cruvinel; comandante da Guarda Civil Metropolitana, Wellington Paranhos; superintendente executivo da PRF, Thiago Queiroz; presidente da Comissão de Trânsito da OAB-GO, Jocasta Oliveira; presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Goiás, Maria Clara Carvalho, representantes de associações, sindicatos e demais autoridades.





Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários