Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Governador Ronaldo Caiado e o prefeito Ângelo da Paz abrem Circuito de Cavalhadas 2022 em Santa Cruz de Goiás

No primeiro dia da festa no município, Caiado ressaltou que o Governo de Goiás investiu, em dois anos, mais de R$ 3 milhões para a retomada dessa tradição

Por Redação, Carlos Duarte - Vivian Maia e Fotos: Leo Iran em 05/06/2022 às 10:37:53
Em Santa Cruz de Goiás, Caiado junto com o prefeito Ângelo da Paz dá início ao Circuito Cavalhadas 2022

Em Santa Cruz de Goiás, Caiado junto com o prefeito Ângelo da Paz dá início ao Circuito Cavalhadas 2022

O primeiro dia das Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás foi marcado pela abertura do circuito pelo Governador Ronaldo Caiado e o prefeito Ângelo Natal da Paz. De acordo com documentos históricos, Santa Cruz de Goiás realizou suas primeiras Cavalhadas em 1816, sendo o primeiro município goiano a promover o evento. A manifestação na cidade já soma mais de 200 anos e é uma das mais tradicionais do Estado.

"Enquanto eu for governador, vou fazer o dinheiro chegar na mão dos cavaleiros, para que eles usem de acordo com suas necessidades", disse Caiado

"Eu tenho um carinho enorme pela nossa história e sou apaixonado pelas Cavalhadas e pelas Romarias. Essa tradição tem que ser conservada e repassada para nossas crianças. Enquanto eu for governador, vou fazer o dinheiro chegar na mão dos cavaleiros, para que eles usem de acordo com suas necessidades", disse o governador Ronaldo Caiado.


Santa Cruz integra o Circuito das Cavalhadas 2022 do Governo de Goiás, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que visa fortalecer as tradições goianas, divulgar as manifestações culturais do interior e promover o turismo e a economia dos municípios participantes. "O governo não tem medido esforços para investir na interiorização da cultura e tem repassado recursos não só para as Cavalhadas, mas também para outras manifestações artísticas", ressaltou o secretário de Cultura, Marcelo Carneiro.

O prefeito de Santa Cruz de Goiás, Ângelo da Paz em meio ao Secretário de Estado de Cultura Marcelo Carneiro e o Governador Ronaldo Caiado, durante às apresentações das Cavalhadas no Centro Cultural Tio Negrinho

O prefeito da cidade, Ângelo da Paz, agradeceu a todos os presentes e ao Governador Ronaldo Caiado. "As Cavalhadas fazem parte da história de Santa Cruz e neste ano tivemos alegria de receber o recurso do circuito para os cavaleiros usarem da melhor forma e, assim, engrandecer nossos festejos".


Para o cavaleiro mouro Hamilton Santana, que participa das Cavalhadas há 25 anos, o retorno só foi possível graças ao apoio do governo. "A retomada dessa festa é muito importante, afinal, ela envolve centenas de pessoas, inclusive de cidades vizinhas, o que fortalece a economia do município. Além disso, pela primeira vez recebemos o recurso em mãos e com ele compramos botas, espadas, calças para os cavaleiros e máscaras personalizadas para os cavalos. Enfim, só temos a agradecer ao Governo de Goiás", explicou.

Lutas entre mouros e cristãos

O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica ocorridas entre os séculos IX e XV. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos.

A batalha encontra a reunião dos Mascarados, personagens que saem às ruas, a pé ou a cavalo, promovendo algazarras.

Circuito das Cavalhadas

Além de Santa Cruz, a primeira etapa do Circuito reunirá neste final de semana Cavalhadas em Posse, Jaraguá e Pirenópolis. O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, destinou R$ 3,1 milhões, entre 2021 e 2022, para auxiliar os municípios no custeio das festividades.

De acordo com o calendário, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás e Crixás realizam as Cavalhadas ainda no mês de junho. Em Santa Terezinha de Goiás, a festa será no mês de julho. Já em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás, a batalha entre mouros e cristãos será encenada em setembro. A Cidade de Goiás fecha o circuito no mês de outubro.



Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários