Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Investimentos em qualificação e capacitação profissional são cruciais para diminuir taxa de desemprego, diz Felipe Cecílio

Pré-candidato do MDB a deputado federal elabora propostas com especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele lembra que apesar de Goiás ser um dos líderes do país na geração de empregos, inúmeras vagas estão ociosas

Por Redação, Thiago Marques em 22/06/2022 às 00:56:49

A conta não fecha: o país contabilizou 11,3 milhões de desempregados no primeiro trimestre deste ano. Mas nos conhecidos mutirões de empregos ou nos processos seletivos promovidos por grandes empresas e indústrias, grande parte das vagas não são preenchidas. "O diagnóstico é simples: faltam qualificação e capacitação dos profissionais", afirma o pré-candidato do MDB à Câmara dos Deputados, Felipe Cecílio, neto do ex-senador Mauro Miranda (MDB).

"Novas demandas surgem dia após dia e o nível de exigência das empresas aumenta gradativamente. Ao mesmo tempo, o cenário, em Goiás, é animador no que diz respeito à geração de empregos. O que falta, portanto, é investir mais no trabalhador para que ele esteja apto a agarrar boas oportunidades", comenta o emedebista, lembrando que no primeiro quadrimestre de 2022 (janeiro – abril) nosso estado foi o líder, na região Centro-Oeste, na criação de novas vagas, com saldo positivo de 49.035 postos, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Daquele total, 13.166 somente no mês de abril.

Atento à importância de projetos que acelerem a qualificação e capacitação daqueles que estão desempregados – e que também beneficiem o maior número possível deles -, Felipe Cecílio escalou especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde cursa Direito e Administração, para debruçarem-se na elaboração de propostas a serem apresentadas à população após o período das convenções partidárias, quando ele se torna, então, candidato à Câmara dos Deputados. "O foco é o capital humano, o maior ativo das empresas", diz.

Segundo ele, é possível criar uma grande rede de cooperação técnica entre poder público – incluindo Prefeituras e Governo Estadual -, iniciativa privada, instituições de ensino superior, terceiro setor, associações de classe e demais entidades representativas. E levando em conta, continua Felipe Cecílio, as potencialidades e as vocações econômicas das diferentes regiões de Goiás. "Todos ganham com investimentos no desenvolvimento e produtividade dos trabalhadores", reforça o jovem.

O pré-candidato do MDB ainda destaca que, segundo o Caged, o setor de serviços foi o que mais gerou empregos em Goiás em abril de 2022, com 45,73% de participação - ou quase 6 mil novos postos de trabalho. "Esta é uma das áreas em que a equipe precisa estar extremamente alinhada com as tendências do mercado e preparada para lidar com o consumidor moderno. Há prova maior de que a qualificação e a capacitação são de suma importância?", questiona.

"Um outro desafio é despertar o interesse destas pessoas que estão sem emprego há um bom tempo para que entendam a importância de investirem em si mesmas e, assim, tenham condições de voltar ao mercado de trabalho e avançar na trajetória profissional", reforça Felipe. "O segredo é tirá-las do conformismo e fazê-las entender que qualificação e capacitação são sinônimos de valorização profissional", encerra.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários