Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Sebrae reconhece vencedores XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - em homenagem a Íris Rezende Machado

Goiás foi destaque no evento, com seis prefeitos selecionados para grande final entre 1.645 inscritos. Iniciativa premia projetos voltados para desburocratização da gestão municipal, estímulo ao empreendedorismo e pequenos negócios

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Lucas Machado em 29/06/2022 às 11:25:24
11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, homenageia o ex-governador de Goiás por duas vezes, senador e o ex-prefeito de Goiânia por 4 mandatos, Iris Rezende Machado

11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, homenageia o ex-governador de Goiás por duas vezes, senador e o ex-prefeito de Goiânia por 4 mandatos, Iris Rezende Machado

Na noite desta terça-feira (28/06), foi promovida a 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em Brasília (DF). A iniciativa reconheceu o trabalho de gestores municipais voltado à geração de emprego, renda, inovação e estímulo à economia a partir do empreendedorismo. O evento nacional também homenageou o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende pelos serviços prestados à população. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado acompanhado da 1ª dama Gracinha, famíliares do homenageado: as filhas Adriana Rezende, Ana Paula e a neta Mariana.

"É uma alegria estar presente na homenagem a um homem que não é só referência na política do Estado de Goiás, mas que fez escola da boa política no Brasil", disse o governador Ronaldo Caiado.

Em discurso, Caiado relembrou os primeiros anos de seu mandato no Executivo goiano, nos quais teve "a sorte de estar com o Íris Rezende Machado, conversando, indo aos mutirões", estruturas implementadas pelo ex-prefeito e replicadas pelo governo estadual nesta gestão. "É um homem que teve uma história de mais de 60 anos de vida pública, de vereador a ministro de Estado, com uma trajetória ilibada. Goiânia hoje é fruto de um gestor", completou.

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, também recordou o pioneirismo de Iris Rezende com os mutirões oferecidos à população. "Sempre foi uma referência para todos nós", comentou sobre o gestor, que faleceu em 9 de novembro de 2021 por complicações de um acidente vascular cerebral. Entre as políticas criadas na prefeitura da capital goiana, o evento destacou o projeto Empreende Goiânia, em parceria com o Sebrae, voltado para capacitação de empreendedores.


Ana Paula Rezende, filha de Íris, subiu ao palco para agradecer a homenagem: "Queria muito que meu pai estivesse aqui hoje, vivendo esse momento tão emocionante de reconhecimento à vida pública dele. Meu pai acreditou na boa política, naquela política feita com amor, feita para servir e nunca ser servido". Ana Paula mencionou ainda o apoio do governador, "um amigo de todas as horas, que esteve muito próximo do meu pai nos últimos anos, e mais ainda nos últimos dias".


A família de Iris também foi representada por Adriana Rezende (filha), Mariana Craveiro Rezende (neta) e Frederico Craveiro, marido de Ana Paula.

Premiação

O 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu inscrição recorde de 1.645 projetos, sendo que os gestores municipais da região Centro-Oeste inscreveram 118 projetos, com o total de 116 habilitados. Goiás teve o maior número, com a habilitação de 48 dos 49 projetos inscritos.


Na noite desta terça-feira, foram vencedores projetos implementados em cidades de diferentes regiões do País. Embora não tenham sido premiados na etapa nacional, estavam entre os finalistas os municípios goianos de Alexânia, Anhanguera, Bela Vista de Goiás, Ipameri, Mineiros e Pontalina.

"A gente fica muito honrado. A cidade de Anhanguera tem 1.172 habitantes, é a menor do Estado e a quarta menor do Brasil. Independentemente do resultado, isso com certeza vai impulsionar o nosso turismo" disse o prefeito do município, Marcelo Paiva, que concorreu com os projetos "Álbum de Figurinhas – Nossa História e Nossa Cultura" e "Limão Taiti".

As iniciativas inscritas têm em comum o incentivo ao empreendedorismo. "São 14 milhões de brasileiros microempreendedores individuais. Ao todo, 78% dos empregos gerados no Brasil são pelas micro e pequenas empresas", mencionou o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Para Caiado, o prêmio capitaneado pelo Sebrae promove uma disputa saudável entre os gestores. "Cada prefeito oferece algo nas áreas de empreendedorismo, criatividade, inclusão social, o que traz um resultado impressionante para os municípios", refletiu.

Acompanharam a comitiva goiana o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; o secretário da Retomada, César Moura; o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; prefeitos e autoridades convidadas.



Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários