Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: Vice-governador Lincoln Tejota participa de comemoração do Dia Nacional do Bombeiro

Por Redação, Carlos Duarte em 01/07/2022 às 22:06:53

O Dia Nacional do Bombeiro foi comemorado com festa, música e entrega de medalhas em cerimônia no quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, no Jardim América, em Goiânia. O vice-governador do Estado, Lincoln Tejota, participou da solenidade representando o governador Ronaldo Caiado e destacou os investimentos realizados pelo Estado na corporação. Só em equipamentos para salvamento, foram investidos mais de R$ 24 milhões, entre drones e equipamento para socorro em emergências respiratórias. Por meio do programa Goiás de Resultados, coordenado pelo vice-governador, foram criadas três novas unidades para as regiões Norte e Noroeste da Região Metropolitana de Goiânia e adquiridas 50 ambulâncias para resgate.


"Mas o maior investimento que podemos fazer, o mais importante, é no patrimônio humano", ressaltou Lincoln Tejota, acrescentando que o governo de Goiás autorizou a abertura de concurso para 612 novas vagas e proporcionou a criação de 621 novos cargos, com investimento de R$ 920 milhões. "Estamos realizando neste momento a maior promoção já acontecida na história do Corpo de Bombeiros e tudo isso porque nós sabemos que esses homens e mulheres merecem. Abrimos o quadro, são mais de 600 funções que vão servir para que possamos levar essa corporação para mais municípios e regiões onde o trabalho de vocês é tão necessário", destacou Lincoln Tejota.


Durante o evento, foi concedida a Medalha Dom Pedro II, a maior condecoração da corporação. A medalha é destinada a agraciar as instituições, autoridades e pessoas que tenham prestado relevantes e notáveis serviços ao Corpo de Bombeiros. Foram condecorados oficiais e civis, entre eles, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, e a diretora legislativa da Câmara Municipal de Goiânia, Gabriela Machado Tejota, que recebeu a honraria das mãos do marido. "Fico muito emocionado com uma cerimônia tão bonita", disse o vice-governador em seu discurso.


"Dias atrás, neste mesmo local, relembrávamos a história de criação dessa força que começou com algo em torno de 100 homens, quatro veículos e hoje nós temos a alegria de ter aqui ao nosso lado o primeiro comandante que se lembra bem, nosso coronel da reserva Pedro Francisco", reconheceu o vice-governador, dirigindo-se ao ex-comandante. "Veja o tamanho dessa instituição, sua importância. E precisamos reconhecer esses homens e mulheres – e peço licença às demais forças de segurança, que também são detentoras da minha admiração e da admiração do governador Ronaldo Caiado – para falar para os bombeiros, dos bombeiros e pelos bombeiros. Os senhores e as senhoras são a demonstração clara do que é a coragem, a dedicação", elogiou Tejota.

"Quando tem fogo, perigo, seja na terra, na água, no ar, quando todos estão correndo do perigo, os senhores estão correndo para o perigo com o intuito de salvar a vida alheia, o patrimônio e construir uma sociedade cada vez mais forte", afirmou o vice-governador, pontuando que, para que isso aconteça, é preciso fazer parcerias com prefeituras e com os demais poderes. "Destaco aqui as prefeituras de Valparaíso, com o prefeito Pábio Mossoró, a de Trindade, com Marden Júnior, e, em especial a de Goiânia, que tem à frente o prefeito Rogério Cruz, grande parceiro".

Durante a solenidade foram homenageados ainda os bombeiros mirins Gabriel Moreira e Kauã Lima, que receberam troféus das mãos do vice-governador Lincoln Tejota e do secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum.

A data

A data lembra que em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.

Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação da Vice Governadoria do Estado de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários