A Enel Distribuição Goiás realiza, de terça (19) a sexta-feira (22), em Caldas Novas, a operação Energia Legal Enel. O projeto tem o objetivo de combater fraudes e furtos de energia e conscientizar a população dos riscos e prejuízos desta prática, que, além de ser crime, impacta no valor da conta de energia de todos os clientes da companhia. Para isso, a distribuidora reúne uma força tarefa com 12 equipes de inspeção, em parceria com as forças de segurança pública, para fiscalizar medidores possivelmente adulterados e retirar as ligações clandestinas, que são aquelas conectadas diretamente à rede da companhia. Adicionalmente, a distribuidora leva uma série de serviços para a comunidade, como uma Loja de Atendimento Móvel, troca gratuita de lâmpadas, cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica e dicas de consumo consciente de energia.
O responsável por Ações de Combate às Perdas de Energia da Enel Goiás, Leonardo Pacheco, explica que além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, popularmente conhecido como "gato", prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados.
"As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica e podem causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço inclusive para os clientes regulares da companhia. Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas "perdas comerciais", como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico", completa.?
Leonardo acrescenta que a escolha de uma região para a realização do operativo Energia Legal se dá a partir de inspeções rotineiras envolvendo diversas áreas da companhia, que mapeiam possíveis alvos. Entre esses alvos estão residências, comércios e indústrias que adulteram o sistema de medição e locais onde a conexão é feita direta à rede, sem passar por um medidor. "Com esse mapeamento, definimos os principais locais e traçamos o nosso plano de atuação. Nessa região de Caldas Novas, já temos cerca de 250 pontos com possíveis fraudes mapeadas, além de 90 ligações clandestinas que serão retiradas, e caso sejam encontrados outros indícios de fraudes, as equipes também atuarão em novos pontos", esclarece.
As inspeções em unidades consumidoras serão realizadas nos seguintes bairros, entre terça e quinta-feira: Jardim dos Turistas, Estância Itajá, Estância Itaici I e II, Parque das Brisas, Jardim Metodista e Setor Universitário. Já na sexta-feira, serão retiradas ligações clandestinas na região do Estância Tamburi.
Durante o operativo, os clientes poderão contar com os serviços disponibilizados pela companhia de terça a quinta-feira, na Feira Livre de Caldas Novas, e na sexta-feira, ao lado do Posto de Saúde da Família Dr. Roberto Bismark, sempre das 9h às 17h. Na Loja Móvel, poderão ser solicitadas ligações novas, negociações de débitos, reativações de unidades consumidoras e trocas de titularidades, além de todos os outros serviços oferecidos pela empresa. Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, os clientes poderão trocar até 10 lâmpadas antigas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares – por outras novas e mais econômicas, de LED. Basta levar a unidade consumidora, um documento com foto e as lâmpadas a serem trocadas. Durante o operativo, os clientes de baixa renda da região, que possuem o Cadastro Único atualizado e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão orientação e atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica.
Agentes de Sustentabilidade também estarão à disposição para dar dicas de consumo consciente de energia aos clientes interessados, com a entrega de materiais orientativos e uso de uma maquete para simbolizar uma residência e o consumo médio em cada parte da moradia. Complementando as orientações, serão aplicados questionários socioeconômicos para avaliação de outros projetos que poderão ser levados para a comunidade.
Combate ao furto de energia
Ao longo do ano de 2021, a Enel Goiás promoveu 214 mil inspeções em unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias, com suspeitas de fraudes em Goiás. Destas, cerca de 56 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da companhia. Os municípios com maior índice de irregularidades identificadas em 2021 foram Caldas Novas, Itumbiara e Rio Verde, que representam 12% do volume total de fraudes identificadas no sistema de medição ou rede elétrica.
Para complementar essas ações, a partir deste ano, a companhia passou a contar com o programa Energia Legal, criado pela Enel Rio, e que também foi levado para as distribuidoras do Grupo em São Paulo e no Ceará. O Energia Legal tem como objetivo combater o furto de energia, diminuindo os índices de perdas, e conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos desta prática, levando ações e orientações aos clientes da área de concessão.
A Enel Goiás já realizou duas edições do Energia Legal, sendo uma em Goiânia e outra no Distrito de Campo Lindo, município de Cristalina. Ao todo, foram identificadas e retiradas 244 ligações clandestinas e 83 fraudes na medição, além de 583 atendimentos por meio da Loja Móvel e troca de 500 lâmpadas.
Ainda segundo Leonardo, outro grande objetivo do Energia Legal é mostrar que o consumidor também tem um papel importante no combate ao furto de energia, estimulando que a denúncia de possíveis irregularidades pelos canais da companhia se torne uma prática comum. "A Enel disponibiliza canais gratuitos para a denúncia como o nosso Call Center 0800 062 0196 e o site da empresa, digitando "Denúncia fiscalização Enel" na busca do navegador. As informações são passadas de forma totalmente anônima. Também há uma página no nosso site específica para o projeto, basta seguir o link https://www.enel.com.br/pt-
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Enel Distribuição Goiás