Realizada entre os dias 14 e 17 de julho, pesquisa do Instituto Direct aponta liderança isolada do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na corrida pela reeleição ao governo de Goiás. Em votos válidos, a vantagem do governador sobre os adversários é suficiente para liquidar a disputa já no 1º turno.
Na estimulada, Ronaldo Caiado lidera com 40,3% das intenções de voto. O atual governador tem significativa vantagem de 23,5 pontos porcentuais sobre o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), segundo mais citado. Na pesquisa Serpes, divulgada na última sexta-feira, 15, a distância entre os dois era de 18,9 pontos.
Gustavo Mendanha tem 16,8% das indicações estimuladas, enquanto o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) surge com 16,1%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, de 3,9 pontos porcentuais para mais ou para menos.
O deputado federal Major Vitor Hugo (PL) aparece com 5,7% e o ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado (PT) registra 1,1% das menções estimuladas. Entre os entrevistados, 11,3% estão indecisos, enquanto 8,7% não escolheram nenhum dos nomes apresentados.
Sem Marconi
O Instituto Direct também pesquisou um cenário excluindo o nome do ex-governador Marconi Perillo. O tucano só confirmou sua pré-candidatura ao governo no último sábado, 16 de julho, mas ainda mantém em aberto a possibilidade de concorrer ao Senado.
Neste cenário, as intenções de voto do ex-governador ficam pulverizadas entre os demais candidatos. O governador Ronaldo Caiado amplia a liderança com 42,2% das intenções de voto. Gustavo Mendanha vai a 20,9%, Major Vitor Hugo marca 7,4% e Wolmir Amado oscila para 1,3%. Indecisos são 12,5% e nenhum deles 15,7%.
Votos válidos
Considerando o cenário com todos os principais pré-candidatos ao governo de Goiás, Ronaldo Caiado tem 50,4% dos votos válidos, o suficiente para vencer a disputa no 1º turno, em 2 de outubro – são necessários 50% dos válidos mais um.
Gustavo Mendanha marca 21% e Marconi Perillo 20,1%, empatados tecnicamente. Major Vitor Hugo tem 7,1% dos válidos; Wolmir Amado, 1,1%.
O resultado da pesquisa em votos válidos exclui os eleitores que pretendem votar em branco, anular ou que não demonstram disposição de comparecer às urnas em 2 de outubro, data do 1º turno. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exclui brancos e nulos na divulgação do resultado.
Espontânea
No cenário espontâneo, quando o eleitor não recebe a cartela com os nomes dos postulantes, Ronaldo Caiado também lidera com ampla margem. O governador tem 28,6% das indicações, mais que o dobro do segundo colocado.
Gustavo Mendanha têm 13,5% das indicações espontâneas; Marconi Perillo; 12,8%; Major Vitor Hugo, 4,5%; Wolmir Amado, 0,7%; Edigar Diniz, 0,6%. Na espontânea, 32,1% seguem indecisos e 6,1% não pretendem votar.
A pesquisa realizada pelo Instituto Direct entrevistou 1.201 eleitores em 50 municípios de todas as regiões de Goiás. Contratado pela Trilhas do Cerrado Produções e Publicidades, o levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-01376/2022.