Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Transferência da Capital

Capital do Estado têm transferência simbólica para Santa Cruz de Goiás

Com presença do governador Ronaldo Caiado, cidade do Sudeste goiano recebe título simbólico e instalação dos Poderes pela quarta vez na história. Município completa 293 anos de fundação neste sábado (27/8)


Governador assina documento para transferência de Poderes para o município do Sudeste goiano. Santa Cruz de Goiás foi capital do Estado no século XIX

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (26/08), da solenidade de transferência da Capital do Estado para o município de Santa Cruz de Goiás, a 125 quilômetros de Goiânia. Esta é a quarta vez que a cidade recebe o título simbólico, além das estruturas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


A cerimônia integra a celebração do aniversário de 293 anos do município, que será comemorado neste sábado (27/08). Santa Cruz de Goiás foi sede do governo estadual entre 1839 e 1870, durante o período de recuperação da antiga capital goiana, Vila Boa, hoje cidade de Goiás, após uma enchente de grandes proporções.


O governador Ronaldo Caiado acompanhou a festividade, iniciada com desfiles militares em frente à praça da igreja matriz do município. "Isso é recordar, é reviver, é mostrar a história que Goiás tem e da qual se orgulha", enalteceu.


"A Assembleia Legislativa, mais uma vez, faz parte deste momento especial, oportuno, para resgatarmos as tradições, a cultura e a história administrativa de Goiás", afirmou o presidente do parlamento goiano, deputado Lissauer Vieira. A transferência atende a proposição instituída após aprovação de projeto de lei na Alego, há cinco anos.

"São quase três séculos de existência, com muita história para contar", sintetizou o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Zacarias Neves Coelho, representante do Poder Judiciário.

Para o prefeito de Santa Cruz de Goiás, Angelo Natal da Paz, o gesto valoriza o passado, mas também impulsiona o desenvolvimento. "A gente vai continuar lutando pelo nosso povo, pelo nosso município e fazendo o melhor", afirmou.

Histórico

A festa de transferência da capital para Santa Cruz de Goiás foi realizada pela primeira vez em 2017 e foi mantida nos dois anos seguintes. Com a pandemia de Covid-19, o evento foi suspenso em 2020 e 2021. "Hoje nós voltamos aos momentos de alegria, de convivência, de participação direta da cidade com toda comunidade", enfatizou Caiado.

Estiveram ao lado do governador o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues; o presidente da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral; o representante do Tribunal de Contas do Município, conselheiro Humberto Aidar; os deputados federais Flávia Morais e Delegado Waldir Soares; o deputado estadual Amauri Ribeiro; prefeitos; e a representante do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), historiadora Fátima Paraguassú.





Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!