A gestão do governador Ronaldo Caiado (DEM) para combater o coronavírus é apoiada por 73,7% da população, conforme pesquisa do Instituto Paraná. Por sua vez, 21,8% desaprovam suas medidas. A avaliação positiva mostra que as medidas do governador, que também é médico, surtiram efeito na população.
A mesma sondagem mostra que Caiado ampliou sua popularidade em relação a uma pesquisa do mesmo instituto divulgada em outubro do ano passado: o governo Caiado (não só durante a pandemia) teve aprovação de 70,1% frente a 67,3% de outubro de 2019.
A metodologia da avaliação do Instituto Paraná incluiu a entrevista de uma amostra de 1.585 habitantes. Pessoas com mais de 16 anos de 110 municípios foram consultadas por telefone.
A desaprovação geral do governo é de 24,4%. Ao serem perguntados pelo instituto, 5,5% não souberam ou não quiseram falar. Conforme estes dados, as mulheres se mostram mais satisfeitas com a gestão Caiado, com 74,9% de aprovação. Em termos de religião, existe uma uniformidade: católicos apoiam mais a gestão, com 73,3%, mas outras religiões/sem religião chegam a 68,6% e evangélicos, 64,6%.
O governador tem grande apoio de pessoas com ensino fundamental, 73,7%. Já aquelas com superior apresentam um índice menor, 69%. Ensino médio apresenta 68,5% de aprovação.
BOLSONARO
A pesquisa também mediu o impacto das medidas de Jair Bolsonaro como chefe do Executivo federal. O presidente apresentou queda na avaliação dos goianos para 50,7% de aprovação de seu governo. Antes, no ano passado, Bolsonaro tinha uma aprovação maior, de 64,9%.