Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Conheça dicas simples para manter sua saĂșde auditiva em dia

A conexão emocional com o mundo dos sons dĂĄ sentido maior à vida

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Cristina Freitas em 21/09/2022 às 11:49:11

VocĂȘ jĂĄ percebeu que as suas orelhas e a sua audição tĂȘm relação direta com o cérebro, o coração e os mĂșsculos do rosto? Não é apenas uma ligação fĂ­sica, mas também emocional. Escutar faz bem, mexe com as emoções. Quem escuta os sons da vida sorri mais, se relaciona melhor com as pessoas, tem mais disposição, é mais feliz! Não tem preço que pague poder escutar aquela mĂșsica favorita; as primeiras palavras de um filho ou neto; o gol do time do coração.

Mas o excesso de barulho no dia a dia, acrescido de hĂĄbitos prejudiciais ao longo da vida - como ouvir mĂșsica alta no celular e em aparelhos eletrônicos -, vĂȘm contribuindo para que a perda de audição ocorra cada vez mais cedo. Por isso, aos primeiros sinais de dificuldades para ouvir, procure um médico otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo. A audição perdida não volta. No entanto, na maioria dos casos, é possĂ­vel resgatar os sons por meio da adaptação aos aparelhos auditivos.

"O diagnóstico precoce, baseado em exames como o de audiometria, e seguido de um tratamento imediato, ajuda muito a manter o indivĂ­duo ativo em sociedade. Além disso, quando a perda auditiva é tratada precocemente, a adaptação às próteses auditivas é mais efetiva e o indivĂ­duo pode participar das atividades do dia a dia com mais tranquilidade e naturalidade", explica a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, especialista em Audiologia da Telex Soluções Auditivas.

ConsequĂȘncias da perda auditiva:

Se vocĂȘ tem um amigo ou familiar mais calado, isolado, com aparĂȘncia entristecida, fique atento porque esse comportamento arredio pode ser consequĂȘncia de problemas auditivos.

"Por não conseguir entender o que as pessoas ao redor estão falando, a pessoa prefere, muitas vezes, se afastar e, assim, evitar constrangimentos para ele e para os outros. Além do isolamento social, o quadro pode evoluir para depressão, falha na memória, declĂ­nio cognitivo, quedas e ocasionar até aumento na incidĂȘncia de hospitalizações. A perda de audição é um dos mais incapacitantes distĂșrbios de comunicação humana", adverte a fonoaudióloga da Telex.

Dicas para cuidar da saĂșde auditiva:

Medidas simples no dia a dia podem prevenir danos à audição.

* Cuidado com o som alto no carro. O volume em excesso em ambientes fechados não se propaga e pode causar prejuĂ­zos ao sistema auditivo.

* Controle o volume da TV e de outros aparelhos sonoros dentro de casa. Cuidado! Não permita que suas orelhas se acostumem ao som alto.

* Se usar fones de ouvido, tente manter o volume no nĂ­vel médio, com o qual vocĂȘ possa conversar, mesmo ouvindo mĂșsica.

* Sempre que possĂ­vel, descanse sua audição em um lugar silencioso por pelo menos 1 hora.

* Limpe corretamente suas orelhas com uma toalha. As hastes flexĂ­veis de algodão não podem ser inseridas dentro das orelhas.

* Evite ambientes com ruĂ­dos excessivos. Caso não seja possĂ­vel, use protetores auriculares ou diminua o tempo de permanĂȘncia nesses locais.

* Atenção redobrada com certas doenças, como as otites. Evite as otites de repetição. Para isso, qualquer sensação incômoda, dor ou zumbido, procure logo um otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo especialista em Audiologia.

Quase 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo - uma em cada quatro pessoas - viverão com algum grau de perda auditiva até 2050, alerta o primeiro "Relatório Mundial sobre a Audição" da Organização Mundial da SaĂșde (OMS), divulgado no ano passado.

O Brasil tem, atualmente, 2,2 milhões de pessoas com deficiĂȘncia auditiva, segundo a Pesquisa Nacional de SaĂșde 2019, realizada pelo IBGE em convĂȘnio com o Ministério da SaĂșde.

Fonte: Com Informações da Assessoria de imprensa da Telex Soluções Auditivas

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

ComentĂĄrios