A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realizou na manhã desta última segunda-feira (26/9), uma homenagem ao Dia Nacional do Surdo, no Cine Teatro da Praça CEU, na região do Jardim das Oliveiras.
O Dia Nacional do Surdo é comemorado hoje (26), por decreto de lei nº 11.796, desde o ano de 2008. Essa data da comemoração foi escolhida devido a fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), que fica na cidade do Rio de Janeiro.
Já o Dia Internacional do Surdo é celebrado no dia 30 de setembro, juntamente como o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais.
"É de extrema importância o contato do aluno surdo com o instrutor surdo, para o desenvolvimento da aprendizagem." pontuou a Assessora dos Intérpretes da Rede Municipal de Educação, Lourdes Pires.
Além deste mês de Setembro ser chamado de Setembro Amarelo, em prevenção ao suicídio, é chamado também de Setembro Azul, enfatizando a importância e a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão.
O Setembro Azul é um período dedicado à conscientização das conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade. Além disso, a comunidade surda do Brasil também se reúne em eventos dedicados ao debate de algumas pautas, como por exemplo, a educação dos surdos e a criação de escolas bilíngues, em que o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) também seja oferecido.
"Todos os nossos alunos têm intérpretes, pois sabemos que não adianta o aluno na sala de aula sem esse profissional, portanto estou feliz com os avanços da educação para surdos em nosso município", concluiu Lourdes.
Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Senador Canedo