Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Saúde debate cuidados psicológicos em tempo de pandemia

Formação promovida pela SES-GO é destinada a equipes e gestores de saúde que atuam no Consultório na Rua

Por Redação em 28/05/2020 às 11:52:21
(Arte: Comunicação Setorial/SES-GO)

(Arte: Comunicação Setorial/SES-GO)

Com o intuito de aperfeiçoar profissionais de saúde ao atendimento na saúde mental, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou, nesta quarta-feira, 27, o curso "Cuidados psicológicos em tempo de pandemia". A atividade foi direcionada para os profissionais que atuam nas equipes do Consultório na Rua, estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

Desenvolvida pela Gerência de Integração das Políticas (Gipo), em conjunto com a Gerência de Cuidado a Populações Específicas (Gerpop), a atividae tem como objetivo preparar as equipes e gestores de saúde para a compreensão dos cuidados necessários à saúde mental no trabalho em resposta à doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19). A qualificação foi oferecida por meio da plataforma Zoom, uma estratégia para dar continuidade à formação de profissionais em meio à pandemia, respeitando as orientações para evitar aglomerações.

Durante a capacitação de duas horas, ministrada pela psicóloga Julia Bartsch, foram discutidas as orientações dos primeiros cuidados psicológicos e os cuidados a médio e longo prazo, além do manejo psicossocial e recomendações para gestores. A psicóloga é coordenadora da Força Tarefa de Saúde Mental da organização social (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) e também abordou as experiências dessa instituição.

Equidade

A atividade sobre a população em situação de rua faz parte das atividades que integram o projeto "Saúde e Equidade em Rede". Na última semana, o encontro abordou o tema "Travestilidades e vulnerabilidades em tempos de pandemia" e mediado foi por Bianca Lopes, mulher trans, subcoordenadora de Promoção da Equidade em Saúde e técnica de referência para políticas públicas de saúde para população LGBTI da SES-GO. A convidada para conversa foi Bruna Benevides, sargenta da Marinha, transAtivista, secretária de Articulação Política da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e membro da Diretoria da Associação Brasileira de LGBTI - ABGLT.

"Racismo e Interseccionalidades" foi outro tema abordado pelo Projeto. A atividade, que foi realizada no início de maio também de forma virtual, foi mediada por Fabíola Rosa Santos, enfermeira, subcoordenadora de Comunidades Tradicionais da SES-GO. A convidade foi a advogada Allyne Andrade e Silva, diretora adjunta do Fundo Brasl de Direitos Humanos.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários