Na tarde desta última terça-feira (25/10), foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Catalão, mais uma sessão ordinária, a 39° de 2022 - no Plenário Júlio Pinto de Melo. Com a presença dos vereadores: o presidente Dr. Jair Humberto da Silva (PROS), Cleuber Vaz (PSC), Deusmar Barbosa da Rocha (UB), Higor Bueno (PROS), Marciel Oliveira de Mesquita - Tudo Caipira (UB), Vandeval Florisbelo de Aquino (UB), Ricardo Alisson(PSC), Cacá Lucio(PR), Sargento Anísio Pereira (PODE) E Luiz Moreira - Pamonheiro (PODE). Através de ofício, justificaram as ausências: Helson Barbosa – Caçula (MDB), Rosangela (PSDB). Pelo presidente foram justificadas as ausências dos vereadores: Claudio Lima (MDB), Gilmar Antônio Neto (PODE) e Maciel Batalha (PROS) que representaram a casa de leis em reunião no Mistério da Saúde, em Brasília.
O Presidente Dr. Jair Humberto, enalteceu o motivo da visita dos colegas edis a capital do país: "Os nossos vereadores estão representando essa casa, junto ao nosso prefeito Adib Elias Júnior que representa a Prefeitura de Catalão, em reunião com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga que entre os assuntos, será tratado a construção de um Pavilhão Oncológico para o Hospital Regional de Catalão. Essa audiência com o ministro foi agendada pelo nosso deputado federal José Nelto, e será um momento importante para todos nós. Nos sentimos muito honrados por fazer parte deste momento histórico para Catalão. Uma vitória imensa!". O presidente também fez uma ponderação e foi enfático ao informar sobre a apresentação para protocolo das emendas parlamentares, referente ao Projeto nº 66/2022, da Lei Orçamentária Anual - LOA para o ano de 2023: "Os ofícios solicitando as eventuais emendas parlamentares, devem ser protocolados até o dia 27 de outubro, próxima quinta-feira, às 16h. portanto todos os vereadores estão cientes do prazo, não sendo permitido, protocolo posterior".
Para os trabalhos do dia foram colocados em pauta sete projetos, sendo cinco, para deliberação. Entre os projetos deliberados: Criação de cargo de diretoria para a Secretaria de Saúde, para a direção administrativa da Unidade de Pronto Atendimento - UPA e outro para Chefe de Departamento de Engenharia Civil da Vigilância Sanitária, também Títulos de Cidadania Catalana, Utilidade Pública e Medalhas de Mérito Educacional.
A pedido do vereador Deusmar Barbosa da Rocha foi pedido urgência no Projeto de Lei nº 75/2022 de autoria do poder Executivo, para a contratação de diretor e chefe de engenharia, sendo aprovado em 2ª e 3ª votação. Deusmar ainda cumprimentou o ex-vereador Jurandir Antônio da Silva, nome indicado para a ocupação do cargo de diretor administrativo da Upa, fazendo uma menção ao tempo do mesmo como seu companheiro legislador naquela casa: "Parabéns, meu amigo Jurandir, pelo trabalho que você está fazendo! Você que já esteve aqui e fez muito nessa casa. Saudade daquele tempo, daquela brigaiada. Hoje isso aqui é uma igreja!".
O vereador Luiz Pamonheiro, na discussão dos projetos, solicitou que seja encaminhado ao legislativo a solicitação da criação de um projeto para a contratação de mais pessoas para atuar na área de limpeza urbana do município: "Pegando um gancho no projeto de contratação de pessoas, gostaria de requerer, que abrissem vagas para o pessoal que faz serviço nas ruas, como por exemplo: o pessoal que é da equipe da limpeza. Está chegando o período chuvoso e sabemos que o pessoal é pouco. Se o Valdemis e a equipe dele já faz um bom trabalho, se aumentar vai facilitar e ficar melhor ainda. Nós queremos ver nossa cidade cada vez cuidada e limpa. Essa é minha visão!"
Em 2ª votação, foi aprovado o Projeto de nº 67/2022 de autoria do vereador Higor Bueno que torna Utilidade Pública a Associação Esportiva de Basquete de Catalão-AEBC/GO. Sobre a justificativa do projeto proposto o vereador e autor do projeto, Higor Bueno destacou:
"É uma honra enorme para mim, ser o autor desse projeto! A Associação que nasceu de um grupo de amigos apaixonados pelo esporte e, principalmente, pelo basquete, busca sem fins lucrativos, fortalecer a entidade com suas atividades que tem por objetivo desenvolver a prática de esportes, visando melhor saúde, maior qualidade de vida para seus associados e para a sociedade em geral. E também a integração cultural e incentivo do esporte, de ações sociais em benefício de todos. A associação tem um olhar profundo ao social, por isso realiza diversas ações sociais, em prol da comunidade, entre elas: distribuições de alimentos, campanhas educativas, campanha de doações agasalho, doação de brinquedos, visitas aos asilos e realizações de campeonatos, estimulando a prática esportiva, como pudemos ver no último final de semana. Por isso muito feliz com a votação unanime dos colegas presentes para a provação desse título".
Em relação ao Título de Utilidade Pública da Associação rodas e motores Autêntica - ARMA, com nome fantasia de Clube de Motoqueiros Abutres, foi deliberado, não podendo ser votado pela ausência do seu autor Maciel Batalha.
O coordenador social do Clube, Alisson Leão – Dublê falou a nossa reportagem sobre os projetos que são realizados pelo clube, sendo em sua maior parte, projetos sociais: "Somos um Clube nacional que trabalha em prol da igualde há 33 anos, sendo que aqui em Catalão já atuamos há mais de 20 anos. E é o único Clube da nossa categoria que já ganhou uma comenda da ONU pelo trabalho social que é realizado. E, há quase 3 anos, nós montamos a Associação e também nossa sede, que ainda é alugada, situada do bairro Setor Marconi. E essa sede é aberta, não temos recursos nesse sentido. Para a realização de um evento temos sempre que locar tendas. Vendo toda essa necessidade de diversos pontos que nosso trabalho poderia ser ampliado é que estamos trabalhando para receber esse título. Nós somos os mantenedores, nós os associados alimentamos o Clube, mas na medida em que as ações vão crescendo é fundamental que tenhamos parcerias".
O projeto deverá ser apresentado para votação nas próximas sessões.