Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Campanha Novembro Azul

Anhanguera: Secretaria Municipal de Saúde promove Novembro Azul para chamar atenção sobre saúde do homem

Ações coordenadas pela Secretaria de Municipal de Saúde começam neste sábado (19/11), na UBS Sebastiana Nuta, com o objetivo de conscientizar o público masculino a se cuidar preventivamente durante o mês e no ano todo


A Prefeitura de Anhanguera, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante o mês de novembro campanha para chamar a atenção sobre a saúde do homem e alertar sobre a importância dos exames preventivos. Na manhã desta sexta-feira (18/11), houve o lançamento da Campanha Novembro Azul no Salão do CRAS em Anhanguera.

A Unidade de Saúde Sebastiana de Jesus Rosa - Nuta vai realizar ações de prevenção, distribuição de cartazes e folderes. A Secretaria de Saúde está orientando e oferecendo acesso a exames, a realizar a busca ativa do público alvo e a promover decorações alusivas ao mês. Os exames serão realizados na UBS Sebastiana Nuta a partir deste sábado para favorecer o atendimento aos homens que trabalham durante o horário comercial.


"O desafio é atrair esse público masculino e fazer com que ele tire um tempo para se cuidar, fazer exames e saber como está sua saúde. O objetivo do Novembro Azul é diminuir os casos de doenças que mais matam os homens, como as doenças cardiovasculares, por exemplo", reforça o secretário municipal de Saúde, Dr. Lucas Miranda Guimarães.

Entre as principais doenças que atingem esse público, as cardiovasculares lideram o ranking de mortes. Em Goiás, de 2016 a 2020, cerca de 30 mil homens, com mais de 30 anos de idade, foram vítimas dessas doenças. Em seguida vem o câncer, com 17,2 mil mortes em Goiás no mesmo período, segundo dados do Ministério da Saúde.

O câncer de próstata também possui alta incidência devido à resistência dos homens em buscar a prevenção. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. A cada 10 casos, seis são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro ocorrer antes dos 40 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020/2022, são diagnosticados no Brasil 65.840 casos de câncer de próstata. Em Goiás, no mesmo período, foram registrados 1.921 casos.


Todo homem com casos de câncer na família precisa fazer os exames de PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal a partir dos 45 anos ou antes, conforme decisão do médico urologista. "Ainda existem homens com receio e preconceito com o exame de toque retal para detecção do câncer de próstata. É preciso, portanto, promover a compreensão e o entendimento a respeito da importância da prevenção, de forma a aproximar as pessoas desse tema e quebrar essas barreiras. Quanto mais cedo for detectada a doença, maiores são as chances de cura", esclarece o secretário de Saúde, Dr. Lucas Miranda Guimarães.


Para o médico Dr Cornélio Neto, um dos maiores problemas relacionados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata é o preconceito. "O exame de toque e as consequências que podem vir com a incidência do câncer de próstata assusta os homens (e também as mulheres)", esclarece. De acordo com INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo o sexto tipo mais comum no mundo.


"O câncer é uma multiplicação celular desordenada e sem qualidade. Essa "disfunção" pode acontecer em qualquer momento da vida. As estatísticas mostram faixas etárias mais dominantes, mas como a expectativa de vida aumentou consideravelmente, estamos expostos ao aparecimento de mais doenças", explica Dr. Cornélio Neto.


O médico e profissional da Saúde do Município reforça que estimular discussões sobre o tema é vital para combater o preconceito e estimular a prática preventiva entre o público masculino. Prova disso foi o resultado alcançado em um ciclo de palestras realizadas no início de novembro na Nutrimental. "Havia um número grande tanto de homens quanto do público feminino. Ficamos animados porque tivemos uma participação em massa", relembra Dr. Cornélio Neto.


Formas de prevenção do câncer de próstata

Mulheres iniciam os exames de rotina preventiva após o primeiro ciclo menstrual, geralmente entre 10 a 15 anos de idade. Já a população masculina só prevê iniciar essa sondagem aos 50 anos de idade. "Faço essa comparação em todas as palestras que realizo. É muito tempo sem consultar um serviço de atendimento médico específico", alerta Dr. Cornélio Neto.

Homens que completam 40 e 50 anos de idade devem fazer o exame preventivo contra o câncer de próstata. "Essa é a idade limite para o paciente iniciar a prevenção", alerta o clínico geral. Se há histórico familiar, o rastreio deve começar um pouco antes, aos 45 anos de idade. A consulta pode ser feita com um clínico geral ou com um urologista e os exames cruciais são:

Exame de PSA (exame de sangue que mede o Antígeno Prostático Específico)

Exame de toque retal

"Os dois exames são importantes e é preciso realizar ambos. O histórico familiar e fatores como características de obesidade, por exemplo, devem ser levados em consideração. Se o paciente possui um homem de parentesco de 1º grau que teve câncer de próstata, a chance desse paciente manifestar a doença é 2x maior. Se existe mais de um parente de 1º grau que manifestou o câncer de próstata, a chance é 6x maior", reforça a especialista.

Sinais alarmantes:

Dor ao urinar

Dificuldade de urinar (primeiro jato)

Alteração no jato urinário (muita vontade de urinar, mas com pouca produção, falta de pressão e excesso de gotejamento de urina são os sintomas mais comuns)

Uma vez alcançada a idade de rastreio, o exame preventivo deve ser feito anualmente.

Outra dica importante que Dr. Cornélio informa é sobre os exames de rotina anuais. Realizar um check up geral (laboratorial e físico), para avaliar as condições do organismo, colabora para manter a saúde em dia. "O "grande segredo" é manter a saúde controlada e não procurar um profissional da saúde apenas quando a situação já estiver "degringolada"", reforça o médico.

Outro alerta bastante importante é em relação a população negra: "Existe uma predisposição genética para homens negros em manifestar o câncer de próstata. Ou seja, esses devem começar o processo de rastreio antes".

A prática de hábitos saudáveis também pode colaborar com os tratamentos. Segundo a especialista, com a ajuda de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos antes, durante e após tratamentos médicos, grande parte das doenças (incluindo os vários tipos de câncer) podem ser evitadas. "Isso contribui para uma melhor saúde não só contra o câncer, mas contra a hipertensão, a diabetes, doenças cardíacas, etc.", explica Dr. Cornélio.

Confira 5 dicas simples para se alimentar de forma saudável:

Abuse do consumo de frutas e verduras

Não deixe de comer uma porção de carboidratos

Quanto mais colorido for o prato, melhor

Na hora de escolher as proteínas, dê preferência a carne branca

Evite o excesso de açúcares e refrigerantes

As ações da Secretaria Municipal de Saúde pelo Novembro Azul pretendem conscientizar a população masculina sobre os riscos de todas essas doenças, reforçando também que consultas, exames de rotinas e adesão aos tratamentos propostos podem diminuir o número de mortes. E ainda alertar para o cuidado do corpo e da mente, como forma de prevenção, com dicas fundamentais de hábitos de saúde, como prática de exercícios, alimentação equilibrada, evitar o consumo de álcool e tabagismo e ter uma prática de sexo segura.


"É muito importante que os homens procurem a Unidade Básica de Saúde Sebastiana Nuta para que possam ser acolhidos e atendidos em todas as suas necessidades. As portas estão abertas e os profissionais de saúde preparados para cuidar cada vez mais dos homens, de novembro a novembro, ou seja, durante todo o ano", concluí o o prefeito de Anhanguera Marcelo Paiva.

Participaram da atividade o prefeito Marcelo Paiva, a 1ª dama Susana Franco, o secretário de Saúde Dr. Lucas Miranda Guimarães, o médico Dr Cornélio Neto, o odontológista do município Dr. Neusmar Vaz de Santana, os vereadores: Dercilio Rodrigues Dias, Celmar Cardoso, colaboradores e membros da comunidade.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!