Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiás: Conta gov.br permite acessar serviços estaduais no Expresso

Login cadastrado em plataforma do governo federal também pode ser utilizado como identificação no site Expresso, do Governo de Goiás, possibilitando acesso a mais de uma centena de serviços

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: Secom Goiás em 20/11/2022 às 10:27:52
Botão "entrar com gov.br"permite ao usuário do Portal Expresso a utilização do mesmo perfil cadastrado em plataforma do governo federal

Botão "entrar com gov.br"permite ao usuário do Portal Expresso a utilização do mesmo perfil cadastrado em plataforma do governo federal

A conta digital gov.br, cujo cadastramento é realizado pelo Governo Federal, também dá acesso à plataforma de serviços digitais do Governo de Goiás – o Expresso (www.go.gov.br). Para utilizar o mesmo login, basta que o usuário procure o botão "entrar com gov.br", que fica na homepage do site e aplicativo do Expresso.

Dessa forma, o perfil utilizado na conta gov.br também se transforma em um meio de identificação digital no sistema da administração estadual, sem a necessidade da criação de novas conta e senha. Por meio da ferramenta, Estado e União também compartilham informações, conforme parceria firmada no ano de 2019.

Graças a essa integração, é possível, por exemplo, que os aposentados da Goiasprev realizem a prova de vida digital. Isso porque o sistema goiano utiliza o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fornece as credenciais digitais do usuário - como reconhecimento facial e das digitais - para identificação.

O mesmo ocorre com serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como consulta a veículos e documentos, ou serviços da Secretaria da Economia, como consultas de débitos fiscais por CPF. Outra opção disponível é o Conecta SUS, que permite o acesso ao comprovante de vacinação contra Covid-19.

De forma geral, todos os serviços disponíveis no Expresso considerados "sensíveis" (que fornecem acesso a dados pessoais) exigem autenticação pela conta gov.br. Para os serviços que não exigem a autenticação gov.br, o usuário é encaminhado para a página correspondente automaticamente, ou aparecerá a opção 'continuar sem login' ao clicar no serviço.

Para obter a credencial gov.br, basta acessar o site www.gov.br e criar uma conta.



Fonte: Com Informações da Secretaria da Administração - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários