O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia aprovou, em primeira votação, na última quinta-feira (24/11), projeto de lei (PL 386/2022) para criação do Memorial Iris Rezende Machado.
De acordo com o vice-presidente da Casa, vereador Clécio Alves (Republicanos), que apresentou o projeto, o objetivo é registrar a história e cultura de Goiânia, traduzida por meio do trabalho de Iris. Para isso, o espaço contará com acervo completo sobre a trajetória do líder político – fotos, textos e vídeos, além de pertences doados pela família do homenageado e de materiais e objetos históricos existentes da Prefeitura e na Câmara. O memorial será instalado no Centro Cultural Casa de Vidro, no Jardim Goiás.
"Vamos criar um acervo completo, da história e trajetória da vida política dele, como expoente da política administrativa da cidade e do estado. Teremos estrutura qualificada, com teatro e cinema, tudo à altura da história de nosso saudoso Iris", afirmou Clécio.
O projeto segue para análise na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, antes de retornar à segunda votação em Plenário.